WhatsApp GB pode deixar meu celular vulnerável?

WhatsApp GB

WhatsApp GB é uma versão modificada do WhatsApp oficial; o aplicativo mais popular do mundo. Ele possui mais de 2 bilhões de usuários. Porém deixa muito a desejar em alguns recursos.

Com a finalidade de suprir esses recursos, muitas pessoas acabam por utilizar as versões modificadas. Pois elas apresentam conveniências aos usuários, porém, não são versões oficiais.

Versões como FMwhatsApp, WhatsApp plus, YO WhatsApp, WhatsApp Pro e queridinho GBWhatsApp são exemplos dessas modificações, conhecidas como MODs. Para fazer download é necessário baixar um arquivo APK externo, pois os apps não estão nas lojas oficiais.

No caso do WhatsApp GB ele oferece uma variedade de funções, além das que o aplicativo original traz. Por exemplo, a possibilidade de ter mais de uma conta no mesmo aparelho, diversos temas e a opção de ocultar visto por último e por aí vai.

Mas afinal, vale a pena baixar a versão MOD? Ela vai deixar meu celular vulnerável? Essas e outras perguntas circulam a mente do usuário. Por isso é importante analisar não apenas as vantagens de usar a aplicação, mas também os riscos que ela envolve.

Banimento de conta e riscos à privacidade

Usar o WhatsApp GB ou qualquer outra versão “Clone” é considerado pirataria. Certamente o uso dessas versões MODs pode causar o banimento do seu número na conta oficial. Isso ocorre porque os desenvolvedores não possuem autorização do WhatsApp oficial para fazer cópias do mensageiro.

Logo, ao utilizar as versões modificadas, o usuário está  violando os termos de serviços do aplicativo original. Caso isso ocorra com você  saiba que há 2 tipos de banimento, o temporário e o definitivo.

Entretanto o banimento temporário ocorre apenas durante 24 horas. O usuário é notificado e deve aguardar a contagem regressiva. Todavia o banimento definitivo por ser algo mais sério exige que o usuário entre em contato com o suporte global do WhatsApp.

Outro ponto a falar é sobre a privacidade, isso mesmo. os usuários do GBWhatsApp podem ter sua privacidade correndo risco

.Aliás, você já se perguntou por que não dá para baixar a versão modificada pelo Play Store? 

Para o software está no catálogo da loja Google ele passa por uma verificação de privacidade e segurança. O software só é registrado se aprovado. Assim sendo, o WhatsApp GB não segue essas regras.

Servidores desconhecidos e invasão de vírus

O GbwhatsApp tem a origem e os desenvolvedores desconhecidos. Diferente do WhatsApp oficial, a versão modificada não passa garantia da existência de segurança para o usuário. Logo, significa dizer que a lista de contato pode ficar exposta, já que a criptografia pode ser eliminada.

Sendo assim pode ocorrer quebra do código fonte, o que indica risco de acessos a dados confidenciais. Logo seu smartphone é submetido a exposição e ninguém quer ficar exposto, não é mesmo?

Isso acontece porque muitos usuários não lêem o contrato de licença do aplicativo quando fazem a instalação. No caso do WhatsApp Gb é necessário permitir o acesso a câmera, fotos, lista de contato e outras informações sensíveis. Afinal, todas essas permissões possibilitam grande liberdade ao acesso do seu aparelho. 

Além do mais, o Gb WhatsApp utiliza o código fonte sem a licença oficial. Isso indica que não dá para checar se o software está livre de vírus ou malwares. Logo, todo o download de APKS de fontes duvidosas deixa o usuário suscetível a riscos.

Versões modificadas do WhatsApp e outros MODs são consideradas pirataria e por isso não são autorizadas. Elas não tem site oficial.

WhatsApp GB não possui criptografia

A criptografia é um processo que elimina as chances de terceiros terem acesso a informações pessoais por meio de banco de dados. Logo, na comunicação web, sistemas de pagamentos e armazenamento local de informação a utilizam.

Embora o WhatsApp GB tenha muitas funções, ele não possui criptografia. Terceiros podem visualizar suas informações e conversas, e assim deixar tanto a sua privacidade como a das pessoas com quem você tem contato em risco.

No entanto, no intuito de proteger as senhas usa-se a criptografia, pois ela codifica a senha para que fique ilegível por hackers. No WhatsApp oficial utiliza a criptografia de ponta a ponta. Essa permite que somente os usuários que se comunicam entre si consigam descriptografar a conversa.

Assim sendo, fica evidente que o usuário ao fazer uso dessas aplicações “clone” como WhatsApp GB, fica muito vulnerável. A possibilidade de ter a conta banida é de longe o menor de todos os outros riscos que o usuário pode correr.