O que é BPO: conceito, objetivo e tudo sobre!

BPO

BPO é um acrônimo derivado do termo em inglês “terceirização de processos de negócios”, que pode ser traduzido como “terceirização de processos de negócios”.

A terceirização de processos de negócios (BPO) se refere a um procedimento usado quando uma empresa contrata outra para realizar atividades em uma área relacionada ao negócio.

A sigla vem do inglês “terceirização de processos de negócios” e pode ser traduzida literalmente como “terceirização de processos de negócios”.

Ou seja, esse processo se refere ao procedimento utilizado quando uma empresa contrata outra para desenvolver atividades em áreas importantes do negócio, mas não representa a atividade fim das pessoas que a contratam.

Para ilustrar melhor, esse tipo de processo é o mesmo que acontece quando o proprietário de uma instituição de ensino contrata uma empresa de contabilidade, por exemplo.

Portanto, se você quiser entender os prós e os contras do BPO, continue lendo e entenda como ele pode ser útil para sua empresa.

O que é BPO? Vamos entender melhor o conceito!

BPO é uma sigla derivada do termo inglês “terceirização de processos de negócios“, que pode ser traduzido como “terceirização de processos de negócios”.

 

Como funciona o BPO?

O principal fator é a possibilidade de contar com assessoria profissional de empresas terceirizadas, que o ajudará a lidar com processos e recursos, enquanto você pode se concentrar em suas atividades principais.

Por exemplo, você pode contratar uma empresa para alimentos, limpeza, manutenção, assistência médica e tudo o que achar necessário.

Porém, vale ressaltar que, de acordo com o tribunal superior do trabalho, é vedada a terceirização das atividades fim, ou seja, processos diretamente relacionados ao produto ou serviço final de cada empresa são proibidos.

 

Entenda melhor qual a diferença entre terceirização e BPO:

Embora o termo “terceirização” envolvendo BPO seja amplamente utilizado, os dois processos não são exatamente os mesmos.

A estratégia de BPO requer uma avaliação abrangente da organização e seus processos.

Em resposta, o contratado deve desenvolver um novo modelo de serviço organizacional, isto é, é mais do que uma simples transferência de trabalho.

Como especialistas, as organizações contratadas por meio de BPO devem trazer tecnologia, conhecimento e qualidade para o processo.

Também existem diferenças entre BPO, consultores e consultores. Em termos de consultoria, as empresas contratadas atuam como consultores e geralmente não participam dos negócios reais.

A empresa de consultoria fornece assistência técnica no desenvolvimento de projetos ou execução de tarefas.

 

Porque contratar o BPO? Conheça as vantagens:

Garantia de atualizações positivas à sua instituição. Com o apoio de outras empresas para cuidar das atividades-meio, os Certifique-se de atualizar ativamente sua organização.

Com o apoio de outras empresas para atividades intermediárias, os gerentes podem se concentrar em melhorar a eficiência, reduzir custos, controlar os pontos fracos e fortes ou supervisionar os funcionários.

Com isso, o desempenho do seu negócio só tende a crescer. Resumindo, o BPO traz uma vantagem competitiva.

 

Benefícios de implantar o BPO no seu negócio:

1.  Flexibilidade de tempo

Quando uma organização transfere serviços para outra organização, os funcionários terão mais tempo para se concentrar nas atividades principais.

A qualidade do trabalho é melhorada e o meio ambiente não é mais sobrecarregado. Além disso, a contratação de outra empresa para realizar determinadas tarefas ocupará mais espaço em sua organização.

 

2.  Não podemos deixar de mencionar a Economia!

Pode-se substituir o custo variável do funcionário por um custo fixo de acordo com a demanda pelo serviço, que será pago mensalmente.

Além do processo de seleção e desligamento, você também economiza mão de obra, benefícios e custos de treinamento, que não serão mais de sua responsabilidade. Porém, é preciso ter cuidado ao escolher uma empresa terceirizada: analise se isso protegerá os direitos trabalhistas.

 

3.  Trabalha a área de conhecimento especifica

A BPO pode auxiliá-lo a contar com profissionais treinados e experientes em cada atividade do processo. Isso significa que suas tarefas serão realizadas por pessoal qualificado e suas necessidades de serviço podem ser atendidas com qualidade e eficiência.

Relacionado ao BPO está o chamado KPO: Terceirização do Processo de Conhecimento ou Terceirização do Processo de Conhecimento. Isso significa apenas contratar um profissional compreensivo.

Isso pode garantir que todos os processos sejam concluídos considerando as mais diversas normas e padrões legais, e que todos os riscos sejam analisados ​​e controlados.

A empresa contratada deve se responsabilizar pela atualização de seus colaboradores e de sua tecnologia e processos.

É claro que ser você quiser montar um time especializado terá que investir em conhecimento e desenvolvimento do pessoal para engajar ainda mais a experiencia e expertise de mercado.

Entretanto, é importante saber escolher bem a empresa terceirizada que será contratada, para não gerar dor de cabeça no futuro, toda a fazer de planejamento deve ser avaliada minuciosamente.

 

Como escolher uma empresa de BPO?

De fato, com tantas opções e empresas no mercado, sabe escolher a empresa mais adequada para a estratégia de BPO da organização é muito importante.

A empresa selecionada precisa ter conhecimentos e capacidades em expertise, consultoria e automação de processos dos procedimentos implantados, o que garantirá a integração das atividades.

Além disso, é fundamental alinhar o valor da empresa contratada com o valor do contratante.

Antes de adotar o BPO é importante observar algumas estratégias e medidas que devem ser tomadas:

  • Você deve conhecer a sua estrutura organizacional e com isso verificar o que pode ser terceirizado;
  • Pesquisa empresas lidem no mercado que atuam estrategicamente dentro do BPO;
  • Definir os tipos de serviços que irão receber essa gestão e monitoramento.

Além disso, embora a implementação seja muito benéfica, também é importante manter um planejamento estratégico excelente.

Isso porque a utilização desse sistema pode trazer alguns riscos para a organização, como demissão de funcionários, aumento do investimento em atividades contratadas e eventuais imprevistos.

Com a ajuda deste artigo, você poderá compreender todas as principais vantagens que a implementação de BPO pode proporcionar à sua empresa: redução de custos, aumento da produtividade, otimização do tempo, flexibilidade interna, uso de tecnologia e alto nível de conhecimento.

Lembre-se sempre de estudar cuidadosamente as empresas que se tornarão parceiras e de prestar atenção aos contratos de serviço.