Como fazer o Whatsapp marketing? | A popularidade maciça do Whatsapp messenger como uma forma popular de comunicação com nossos amigos e familiares tem visto o gigante das mensagens móveis agora encorajando ativamente os marqueteiros a tirar proveito do recurso.
A Whatsapp quer se tornar o serviço de mensagens padrão de todos os lares, independentemente de os usuários terem menos de 25 anos ou mais de 55.
Então, por que o interesse no WhatsApp?
A resposta é simples – sua empresa de telefonia móvel é o parceiro de marketing mais ativo da Whatsapp.
Essencialmente, é pago para empurrá-lo através da parede de pagamento se você estiver na rede deles. Ao anunciar no Facebook eles também são capazes de lhe dizer como eles estão tentando comercializar para você.
A publicidade da Whatsapp é dirigida aos 15% de usuários que não possuem um smartphone, que estão usando o aplicativo em seu smart phone.
O Whatsapp é uma proposta completamente diferente quando se trata de marketing. Embora o marketing no Facebook seja um ato delicado de equilíbrio, projetando anúncios que são bonitos mas claros, usando ferramentas como “click-to-call” e “click-to-messenger”, eles são perfeitamente adequados para o envio de mensagens móveis.
Quais são os benefícios?
Tanto as marcas quanto os consumidores agora usam serviços de mensagens para se conectar e quando se usa um aplicativo móvel – você não precisa de uma conexão de dados para se manter em contato.
Seu pacote de dados não será cortado se você enviar acidentalmente uma foto da sobremesa que está comendo para o cara que está perseguindo há seis meses e você não vai sentir falta daquele vizinho essencial do lado com o qual você estava querendo alcançar. A publicidade do Whatsapp é simples, direcionada e sem as interrupções irritantes que você recebe no Facebook.
Como Fazer o Whatsapp Marketing?
Além dos 15% que não possuem um smartphone, outros 15% têm mais de 55 anos – ideal para publicidade direcionada. Se uma marca tem um grupo ou tópico aberto que você está em você estará vendo seus anúncios nesse tópico, no entanto, o Whatsapp torna fácil de ignorar – basta esconder a mensagem.
Pesquise seu público e sua mensagem
O uso de geo-localização é importante, as opções de compartilhamento de localização do WhatsApp permitem direcionar as mensagens para um determinado local ou grupo de locais por local.
Por exemplo, um comerciante poderia direcionar seus clientes que estão no Rio de Janeiro, mas depois ter uma campanha secundária de mensagens que é dirigida a pessoas que viajam para Rio de Janeiro com uma determinada mensagem.
Teste e medição
O WhatsApp permite que você teste suas mensagens quanto a engajamento e eficácia antes de enviá-las aos clientes. As capacidades de teste garantirão que você compreenda como sua mensagem está se desempenhando antes de decidir enviá-la.
Criação de anúncios
O Whatsapp está repleto de imagens e vídeos, a capacidade de transmitir sua mensagem sem perder a funcionalidade de uma boa história e a experiência do usuário é difícil.
Você vai querer testar diferentes execuções criativas e rácios de texto para imagem e vídeo para cópia. Você também pode projetar seus anúncios e campanhas publicitárias com o Facebook – veja nosso guia para criar anúncios com o Facebook.
Use sua conta no Facebook para gerenciar todas as suas campanhas, mantendo um registro de quem é o cliente que vê seus anúncios.
Seja paciente
Por exemplo, se você criar um anúncio personalizado e colocá-lo em um grupo, ele aparecerá nesse grupo e não para todos no grupo – não há dados ligados a esse grupo, e sem o conhecimento do cliente, seus anúncios podem aparecer.
O Facebook tem uma série de ferramentas para ajudá-lo a melhorar seus anúncios. A publicidade do Whatsapp tem a vantagem de não colocá-lo na mídia. Ambas são ótimas opções e cada uma tem prós e contras diferentes.
Qual é o melhor para sua marca?
Você precisará gastar tempo para garantir que seus anúncios e campanhas funcionem bem antes de decidir enviá-los aos clientes. No final, o melhor para a sua marca é o que realmente importa.
- É algo com o qual você quer passar tempo?
- É algo que você quer colocar na frente das pessoas?
- Tem a funcionalidade que você precisa?
A abordagem de conteúdo e marketing de uma marca provavelmente será diferente da de um cliente. Onde uma marca quer concentrar seus esforços de marketing, a publicidade funciona melhor em contextos específicos.
Será importante considerar como isso influenciará o tipo de mensagem que você desenvolve. O Whatsapp é perfeito para a base de clientes de uma marca ou varejista que usa o envio direto de mensagens para se envolver com seus clientes.
Ele oferece uma ampla tela que lhe permite atrair e se envolver com os clientes rapidamente. O Whatsapp tem algoritmos incorporados que se adaptarão ao que seu cliente está dizendo.
Envolvendo-se com os clientes
O Whatsapp tem um sistema de mensagens realmente simples e intuitivo, é rápido e você pode fazer muito com ele. Entretanto, tenha cuidado para não bombardear os clientes com mensagens.
Às vezes, suas mensagens serão colocadas no contexto errado e acabarão criando trabalho extra para suas equipes de atendimento ao cliente ou de vendas.
Por outro lado, pensamos que a barra que os clientes estabeleceram para a experiência do usuário no celular é alta, e como o maior aplicativo do mercado, o Whatsapp tem uma oportunidade real de afetar a forma como os clientes utilizam seus dispositivos e aplicativos móveis.
O Whatsapp pode ajudá-lo a alcançar uma base de clientes que não é sua base de clientes – se este for o caso, então você pode querer reconsiderar sua estratégia e limitar a demografia com a qual você está se comunicando ou ajustar suas mensagens de acordo com o consumidor.
Muitas empresas estão começando a perceber que precisam usar as plataformas que possuem, em vez de tentar ignorá-las, porque o consumidor está lá fora!