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Estratégias de Marketing Digital para Hotéis de sucesso

“Nossa inteligência é medida por nossa capacidade de adaptação.” – Albert Einstein

Sem dúvida, qualquer jornada começa na Internet. Quase todos os viajantes fazem uma pesquisa preliminar na rede que inclui informações sobre lugares interessantes para visitar, atividades, passagens aéreas e, claro, acomodações. Em qualquer negócio, mas mais ainda no setor do turismo, não estar na Internet é praticamente equivalente a não existir. É por isso que compilamos os 8 pontos mais importantes a ter em conta se quisermos traçar uma estratégia de marketing sólida e duradoura para hotéis que retenha clientes:

1. CUIDE COM CARINHO DAS REDES SOCIAIS

Embora ter um perfil nas principais redes sociais (Facebook, Instagram) pareça óbvio pelo tempo que gastamos atualmente com elas (três horas em média), a verdade é que muitas empresas do setor hoteleiro não se esforçam para criar uma comunidade online duradoura, com conteúdos frequentes e de qualidade. É importante reter hóspedes passados, presentes e futuros, criando redes que sejam atraentes o suficiente para que eles decidam segui-los. Para atingir esses objetivos, é essencial desenhar uma estratégia de mídia social para hotéis a longo e médio prazo. Além disso, não podemos esquecer que as redes sociais são perfeitas para dar repercussão às restantes estratégias de marketing para hotéis.

2. ATUALIZE SEMPRE O CONTEÚDO

Não é suficiente apenas ter um perfil no Google Meu Negócio e perfis no Facebook, TripAdvisor e Booking. É fundamental não colocá-los de lado e atualizá-los quando fazemos alterações em nosso negócio, como mudança no número de contato ou reformas nas instalações. Para estabelecer uma boa estratégia de mídia social para hotéis, não só a frequência com que carregamos conteúdo é importante, mas também a qualidade em geral. Principalmente no caso da hospitalidade, as primeiras impressões são fundamentais, e podemos causar a melhor impressão através de imagens cativantes e de muito boa qualidade que mostram o nosso melhor lado.

Além das imagens, não podemos ignorar os vídeos em nossa estratégia de marketing para hotéis. Atualmente são as mídias estrela nas redes, seu uso é preferido pelos usuários, tanto em conteúdo orgânico (não pago) quanto em anúncios nas redes sociais. Não devemos esquecer que o vídeo é o rei do conteúdo. Incluir vídeos na nossa campanha e / ou website aumentará substancialmente o nosso sucesso e a possibilidade de reserva.

É fundamental cuidarmos das imagens dos quartos nas redes sociais de hotéis.

3. OTIMIZE O SEO

 Antes de prosseguirmos explicando por que o SEO é importante, é melhor que expliquemos o que é, já que ainda existem aqueles que não estão familiarizados com o termo. O chamado SEO (Search Engine Optimization – search engine optimization) é um conjunto de ações que são realizadas em uma página da web para que ela apareça entre as primeiras posições nos buscadores. Vários  estudos  mostram que a primeira posição no Google leva 33% dos cliques; esse percentual cai para 17% no caso da segunda posição e continua caindo para 1% no caso da segunda página. Esses dados, acreditamos, falam por si e mostram perfeitamente por que temos que manter a otimização de SEO em mente do nosso site em nossa estratégia de marketing digital para hotéis, para maximizar nossa visibilidade no Google. Este setor tem muita concorrência no Google, principalmente devido aos grandes diretórios de reservas de viagens e blogs de turismo, que ocupam as primeiras posições devido à sua autoridade na web e grande quantidade de conteúdo publicado regularmente. No entanto, desenvolver uma boa  estratégia de posicionamento profissional para um hotel é um desafio alcançável no qual vale a pena investir.

4.  CRIE UM BLOG

Para gerar mais tráfego para o site da rede hoteleira e aparecer com mais facilidade nas buscas, criar um blog é uma boa ideia. Além de servir para gerar conteúdo constante em nosso site (o que beneficia o referido SEO), é uma boa forma de comunicar os valores da marca e falar sobre as atividades desenvolvidas pelo hotel. Portanto, não podemos deixar de incluir a criação de conteúdo otimizado e interessante para nossos clientes em nossa estratégia de marketing para hotéis.

criação de um blog para hoteis

5. INCENTIVE OS CLIENTES A DAREM SUAS OPINIÕES

Não há nada mais convincente para um cliente do que a opinião genuína de outro. Está comprovado que um estabelecimento com boas avaliações online (seja no TripAdvisor, Booking, Google Maps, Facebook ou site) tem melhores taxas de conversão, ou seja, consegue um maior número de reservas. Como fazer com que o hóspede deixe um comentário positivo após a visita? Teoricamente, muito simples: faça da sua experiência a melhor possível.

6. CUIDE DOS PERFIS DOS MOTORES DE BUSCA DE HOTÉIS

Não importa a categoria do nosso alojamento: imagens atrativas e atualizadas (sem fotos de 4 anos atrás) dos diferentes espaços (quartos, hall, sala de jantar, etc.) irão disparar nossa taxa de conversão. Afinal, nossos clientes querem saber onde passar a noite. Temos que estar atentos aos comentários feitos pelos nossos clientes e respondê-los na medida do possível.

E se alguém deixou um comentário negativo? Não importa; Devemos também responder a essa pessoa, da melhor forma possível e com o intuito de melhorar o nosso serviço. Isso beneficiará nosso profissionalismo e honestidade. De acordo com uma pesquisa realizada pelo próprio TripAdvisor, 78% dos entrevistados disseram que o fato de o hotel se importar em responder aos comentários lhes deu “a sensação de que o hotel se preocupa com seus clientes”. Por outro lado, 87% dos inquiridos consideraram que uma resposta adequada e positiva do hotel a uma crítica negativa melhorou “a minha opinião geral sobre o hotel”. É o que dizem: não há mal que não venha.

7. THINK MOBILE

O uso do smartphone para navegar na Internet já ultrapassou o computador desktop, e essa tendência também pode ser aplicada às buscas e reservas de hotéis, onde o uso do celular cresce a cada ano (chegou a 60% em 2020). Ao projetar a página da web de nosso site, podemos estar interessados ​​em aplicar a filosofia Mobile First, ou seja, pense primeiro no menor dispositivo e depois passe para a área de trabalho, e não o contrário.

Na hora de criar anúncios, tanto pelo Google (SEM) quanto pelas redes sociais de hotéis, podemos criar anúncios especialmente elaborados para serem vistos em dispositivos móveis.

mobile first para gestão de hotéis

8. CONSTRUIR LEALDADE COM MARKETING POR E-MAIL

Depois de conquistar o cliente, é hora de fidelizar para que ele nos escolha novamente em sua próxima viagem. Para isso, as campanhas de email marketing são muito úteis para informar sobre ofertas, novos serviços ou facilidades. Também podemos segmentar nossos e-mails para que possamos enviar informações relevantes a cada contato, por exemplo, ofertas de tratamento para clientes que já visitaram o spa, se tivermos. É importante criar e-mails visualmente atrativos, com fotografias e um design cuidado, que retire a imagem clássica de “spam mail”.

CONCLUSÃO

Cada vez mais os usuários valorizam  o marketing digital para hotéis, o  que implica oferecer uma experiência transparente aos consumidores, independente do canal ou dispositivo utilizado: hotel, site, aplicativo móvel, redes sociais, perfis de buscadores de hotéis ou campanhas de e-mail marketing. A era digital oferece possibilidades infinitas para empresas do setor hoteleiro. As pessoas primeiro viajam com a mente e planejam sua viagem pela Internet; nosso dever é estimular sua imaginação com conteúdo digital aconchegante, confortável e agradável. Afinal, é exatamente isso que procuram.

 

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