A Tecnologia Move o Mundo – Steve Jobs – As tecnologias estão se desenvolvendo mais rápido do que nunca hoje. Alguns deles têm o potencial de mudar completamente nossa sociedade: por exemplo, direção autônoma, blockchain, imunoterapia e inteligência artificial. Aqui estão nossos dez favoritos.
Condução autônoma – mobilidade sem pessoas ao volante
Entramos no carro e vamos embora. Tudo está tão longe quanto antes. Mas o carro do futuro não terá volante nem pedal de acelerador. Não precisamos guiá-lo pelo tráfego, um sistema de computador inteligente faz isso. É apenas uma questão de tempo até que os veículos autônomos dominem as ruas. Quase todas as empresas automotivas já os estão desenvolvendo.
Os carros serão capazes de se comunicar entre si e, assim, otimizar o tráfego. Isso resultará em menos engarrafamentos, menos acidentes e menos poluição do ar pelos gases de escapamento. Inicialmente, todos provavelmente ainda terão sua própria cópia, mas em princípio os carros poderiam ser compartilhados, como é o caso do car sharing hoje: Você entra em qualquer veículo autônomo, dá nome ao destino e paga – seja por viagem ou com uma assinatura mensal.
Ônibus também, Os bondes e trens podem ser controlados de forma autônoma. Poucas pessoas terão sua própria carteira de motorista no futuro. Dirigir um carro sozinho pode se tornar uma mera atividade de lazer que só é permitida em rotas designadas.
Blockchain – Comércio eletrônico seguro
Uma Internet na qual os dados confidenciais estão completamente seguros – até recentemente, isso era uma ilusão. Com o blockchain, isso pode se tornar uma realidade. A maioria das pessoas conhece o termo apenas em relação a cripto moedas como Bitcoin e Ethereum. Blockchain, no entanto, é uma tecnologia que pode ser usada para gerenciar dados em geral e protegê-los de ataques cibernéticos.
Isso se deve ao princípio funcional: cada chamado “bloco” é uma lista de registros de dados que podem ser expandidos e vinculados usando criptografia (“cadeia” significa “cadeia” em inglês). Os blocos contêm informações sobre o bloco anterior, um carimbo de data / hora e dados da transação.
Se um bloco for modificado posteriormente, todos os blocos subsequentes também serão alterados. Todas as intervenções se tornam visíveis e podem ser rastreadas. A tecnologia é feita para moedas digitais.
Mas também pode ser usado para trocar e salvar todos os tipos de informações eletrônicas. Pense em dados de saúde, votos de votos, certificados de treinamento ou dados fiscais.
Além disso, o método é muito confiável: os servidores envolvidos não estão em rede por meio de um nó, mas sim uns com os outros, ou seja, de forma descentralizada. Se ocorrer um erro, cada servidor envolvido terá uma cópia dos dados. Isso poderia mudar a economia significativamente, pois tornaria o comércio eletrônico realmente seguro.
O blockchain armazena dados quase em tempo real, de forma que grandes quantidades de informações atuais podem ser trocadas rapidamente. Objetos, como veículos autônomos, também podem se comunicar uns com os outros por meio do blockchain na Internet das Coisas.
Edição do genoma – Pessoas personalizadas
Determinar a aparência e a inteligência de uma pessoa antes do nascimento soa como uma visão aterrorizante do futuro. O fato é que, na verdade, não estamos tão distantes disso. O desenvolvimento da engenharia genética realmente ganhou velocidade com a invenção da tesoura genética CRISPR-Cas9.
Com ele, o material genético pode ser manipulado com relativa facilidade e precisão. Isso pode ser usado para remover e substituir seções danificadas de DNA, como a engenharia genética médica está planejando.
A tesoura genética também pode ser usada para alterar especificamente o material genético e, por exemplo, intervir no processo de desenvolvimento de um ser vivo. Isso já é praticado com células-tronco de animais em muitos laboratórios ao redor do mundo.
No futuro, a tecnologia muito provavelmente levará a possibilidades radicais. Por outro lado, as doenças podem ser melhor tratadas, mas também otimiza as pessoas. Você poderia não apenas adaptar seu físico e inteligência, mas também neutralizar o processo de envelhecimento.
Em algum ponto, as pessoas certamente esgotarão o potencial da tecnologia. Organismos geneticamente modificados – incluindo humanos – provavelmente farão parte da vida cotidiana no futuro.
Nanotecnologia – Moldando o mundo dos átomos e moléculas
A visão favorita de muitos nano tecnologistas são minúsculas máquinas moleculares que vagam pelo corpo e entregam medicamentos ao lugar certo. Já em 1959, o físico Richard Feynman deu uma palestra intitulada “Há muito espaço na parte inferior” (alemão: “Abaixo há muito espaço”).
Ele falou sobre o grande potencial adormecido no mundo das moléculas e átomos e lançou as bases para a disciplina. Na década de 1990, alguns especialistas acreditavam que a nanotecnologia se tornaria a tecnologia-chave do século 21.
Ela ainda não conseguiu atender a essas expectativas. Ao mesmo tempo, o grande número de publicações que tratam de novos conhecimentos e técnicas na faixa nanométrica não para.
Por exemplo, pesquisadores constroem motores com moléculas armazene dados em fitas de DNA ou crie minúsculos componentes eletrônicos e sensores. Essas invenções nanotecnológicas podem ser usadas de muitas maneiras, na medicina, ciência dos materiais, tecnologia da computação e biotecnologia.
A nanotecnologia certamente moldará o mundo do futuro de uma forma abrangente.
Hologramas – cópias da realidade
Sabemos disso pelos filmes SciFi: uma imagem realista e tridimensional do interlocutor aparece de repente na sala. A pessoa se move e pode ser vista de todos os lados. Para muitos, este é um holograma típico.
Em geral, o termo holografia descreve uma técnica na qual todas as informações das ondas de luz são armazenadas e então reproduzidas. Isso torna possível retratar de forma realista um objeto ou uma pessoa depois. Isso já é possível hoje e é usado, por exemplo, no art. No entanto, a maioria dos hologramas não pode se mover.
Eles não podem ser vistos de todos os lados, mas apenas da direção de onde as ondas de luz foram registradas. Pesquisadores de todo o mundo estão trabalhando muito para mudar isso.este cubo de Rubik . Até agora, as aparências não ultrapassam alguns centímetros de altura e seus movimentos ainda são muito rudimentares. Mas isso definitivamente mudará em breve.
Imunoterapia – Revolução na Medicina
A imunoterapia usa o sistema de defesa do corpo para combater doenças. Ela é considerada um grande farol de esperança, principalmente no câncer, e já pode mostrar algum sucesso.
Por exemplo, cientistas americanos pegaram células do sistema imunológico de pacientes com câncer no sangue e as modificaram geneticamente de forma que pudessem reconhecer e combater células degeneradas.
Eles injetaram os afetados com esses assassinos em série, que se multiplicaram no corpo e eliminaram todas as células cancerosas. Após o tratamento, os pacientes estavam completamente livres do câncer – mesmo aqueles que já estavam muito avançados. Em outra forma de imunoterapia, os pesquisadores marcam as células doentes para que o sistema de defesa do corpo possa identificá-las melhor.
Os médicos ainda não usam essas manipulações do sistema imunológico como tratamento padrão. Até agora, eles não controlaram suficientemente os efeitos colaterais às vezes graves. No entanto, muitos médicos concordam que a imunoterapia vai revolucionar a medicina.
Fusão nuclear – geração de energia altamente eficiente
O objetivo da pesquisa em fusão nuclear é gerar energia de maneira semelhante à do sol. No processo de fusão, dois núcleos atômicos se fundem em um. No sol, cerca de dois núcleos de hidrogênio se fundem para formar um núcleo de hélio. Isso geralmente libera uma grande quantidade de energia.
Os pesquisadores vêm tentando gerar energia dessa forma desde meados do século XX. Mas os desafios técnicos são gigantescos porque você precisa de calor extremamente alto e pressão muito alta. O processo também acarreta grandes riscos, pois pode rapidamente sair do controle.
Além disso, é emitida radiação de nêutrons perigosa, que deve ser adequadamente protegida. Muitos estão esperando pelo reator experimental de fusão nuclear ITER na França, que, como as coisas estão hoje, deverá realizar os primeiros testes realistas na década de 2030. Os cientistas querem usar um campo magnético para capturar um plasma na instalação.
Isso poderia gerar a pressão e o calor necessários para fundir os núcleos de hidrogênio. Mesmo que o desenvolvimento da tecnologia avance apenas lentamente, vários especialistas estão convencidos de que é apenas uma questão de tempo até que o »poder de fusão« saia da tomada pela primeira vez.
Como os combustíveis fósseis logo se tornarão escassos, a fusão nuclear pode complementar a produção de energia de fontes renováveis. até que a “energia de fusão” saia do soquete pela primeira vez.
Como os combustíveis fósseis logo se tornarão escassos, a fusão nuclear pode complementar a produção de energia de fontes renováveis. até que a “energia de fusão” saia do soquete pela primeira vez. Como os combustíveis fósseis logo se tornarão escassos, a fusão nuclear pode complementar a produção de energia de fontes renováveis.
Inteligência artificial – competição pelo Homo sapiens
Por inteligência artificial, ou simplesmente IA, entendemos programas de computador que aprendem de forma independente e, portanto, se tornam cada vez mais “inteligentes”. Nesse contexto, inteligência geralmente significa que a IA pode fazer certas tarefas particularmente bem – como jogar jogos de estratégia ou reconhecer rostos em fotos.
Por meio de seu comportamento de autoaprendizagem, a IA continua a desenvolver essa habilidade até que o programa finalmente a domine muito melhor do que um ser humano. É por isso que a IA já está sendo usada em certas áreas hoje, incluindo reconhecimento de imagem e análise de dados.
No entanto, a pesquisa em IA está se afastando da solução de problemas específicos e em direção a uma inteligência artificial abrangente que pode, em princípio, aprender qualquer coisa. Para fazer isso, os cientistas usam sistemas que funcionam de maneira semelhante à rede neural em nosso cérebro.
Em muitas áreas da vida cotidiana, a IA tomará decisões pelas pessoas. Mas e se for superior aos seus criadores em muitas – ou mesmo em todas – as áreas? Você nem quer imaginar como tal cenário poderia terminar. Portanto, deve-se também ficar de olho nos perigos potenciais ao esgotar as possibilidades da IA.
Computadores quânticos – novos padrões no mundo dos dados
A ideia surgiu no início dos anos 1980: um computador cuja unidade aritmética pode não só aceitar os dois valores 0 e 1 (como é o caso dos bits convencionais), mas, até certo ponto, também todos os valores intermediários.
Tal sistema faz explodir o poder da computação. Para realizar os chamados qubits, são necessários sistemas quânticos de dois estados. Esses são sistemas que não estão apenas em um de seus dois estados, mas em sobreposições arbitrárias, também chamadas de superposições.
Um exemplo disso é o spin de um elétron, outro os níveis de energia dos átomos ou moléculas. O complicado é que esses sistemas quânticos são muito difíceis de controlar. Além disso, muitos desses qubits devem ser interconectados para um aplicativo significativo. Pesquisadores de todo o mundo estão trabalhando intensamente em soluções.
Na verdade, eles já construíram pequenos “computadores quânticos” nos quais combinaram alguns qubits. Isso permitiu-lhes provar que tais sistemas são significativamente mais poderosos do que os computadores convencionais.
Ao mesmo tempo, os protótipos só resolvem problemas muito específicos até agora, então eles ainda não podem substituir computadores normais. Os céticos acreditam até mesmo que os computadores baseados em quantum nunca sairão do laboratório. Outros especialistas sugerem que a tecnologia revolucionará a tecnologia da informação atual.
Além disso, os computadores quânticos poderiam descrever completamente o mundo dos quanta pela primeira vez e, assim, decifrar-se de uma determinada maneira. em que eles combinaram alguns qubits. Isso permitiu-lhes provar que tais sistemas são significativamente mais poderosos do que os computadores convencionais.
Ao mesmo tempo, os protótipos só resolvem problemas muito específicos até agora, então eles ainda não podem substituir computadores normais. Os céticos acreditam até mesmo que os computadores baseados em quantum nunca sairão do laboratório.
Outros especialistas sugerem que a tecnologia revolucionará a tecnologia da informação atual. Além disso, os computadores quânticos poderiam descrever completamente o mundo dos quanta pela primeira vez e, assim, decifrar-se de uma determinada maneira. em que eles combinaram alguns qubits.
Isso permitiu-lhes provar que tais sistemas são significativamente mais poderosos do que os computadores convencionais. Ao mesmo tempo, os protótipos só resolvem problemas muito específicos até agora, então eles ainda não podem substituir computadores normais.
Os céticos acreditam até mesmo que os computadores baseados em quantum nunca sairão do laboratório. Outros especialistas sugerem que a tecnologia revolucionará a tecnologia da informação atual.
Além disso, os computadores quânticos poderiam descrever completamente o mundo dos quanta pela primeira vez e, assim, decifrar-se de uma determinada maneira. Os céticos acreditam até mesmo que os computadores baseados em quantum nunca sairão do laboratório.
Outros especialistas sugerem que a tecnologia revolucionará a tecnologia da informação atual. Além disso, os computadores quânticos poderiam descrever completamente o mundo dos quanta pela primeira vez e, assim, decifrar-se de uma determinada maneira.
Os céticos acreditam até mesmo que os computadores baseados em quantum nunca sairão do laboratório. Outros especialistas sugerem que a tecnologia revolucionará a tecnologia da informação atual. Além disso, os computadores quânticos poderiam descrever completamente o mundo dos quanta pela primeira vez e, assim, decifrar-se de uma determinada maneira.
Realidade Virtual – Uma Segunda Realidade
Você coloca os óculos e de repente está em outro mundo: bem-vindo à realidade virtual! As aplicações anteriores dessa tecnologia geralmente se limitam a videogames e projetos de filmes.
Em breve, no entanto, o mundo virtual provavelmente se tornará parte integrante de nossa vida cotidiana, pois a tecnologia está se desenvolvendo rapidamente. As gerações seguintes provavelmente passarão uma parte considerável de seu tempo em mundos virtuais. Lá você completará tarefas, aprenderá novas habilidades e buscará certos prazeres, incluindo os sexuais.
As empresas podem usar a realidade virtual para tornar os produtos atraentes para seus clientes. Os clientes podem experimentá-los e olhar ao redor da loja virtual como acharem adequado.
O ambiente virtual IKEA é um primeiro exemplo disso. Os empregadores tendem a treinar seus funcionários em realidade virtual para que eles possam aprender a usar novas máquinas, por exemplo. A chamada realidade aumentada, em particular, pode desempenhar um papel importante.
Consiste em um ambiente real com elementos virtuais. Por exemplo, informações sobre objetos ou instruções de operação para dispositivos podem ser exibidas no campo de visão em realidade aumentada.
Para tornar a experiência no mundo virtual ainda mais realista, os cientistas estão pesquisando como gerar feedback tátil no ar – por exemplo, usando ondas de ultrassom estacionárias. Assim, você não só podia ver as coisas virtuais, mas também senti-las.
Quando você puder mergulhar em uma realidade virtual com um par de lentes de contato, ela irá competir com o mundo real – quer queiramos ou não.