O desenvolvimento da tecnologia leva o mundo a novas leis e regulamentações. O uso de drone possuis leis que precisam ser estudadas pelos profissionais da área. Mesmo assim, uma dúvida como é se os drones podem sobrevoar moradias.
Saber se drones podem sobrevoar moradias é essencial se você trabalha ou pretende trabalhar como piloto de drone.
De fato, possuir os melhores drones do mercado possibilita que você trabalhe em diferentes setores e, conforme a tecnologia avança, a demanda por esse tipo de profissional só vai aumentar.
Drones podem sobrevoar moradias?
Em termos de leis de drones, há uma longa lista de espaços proibidos para voar. Tais como:
- Pilotar em áreas urbanas é proibido para todos os drones civis, desde que ocorra no espaço público.
- Não é permitido sobrevoar as pessoas porque as hélices e o peso do drone podem ser perigosos e é necessário respeitar a privacidade.
- Os drones não podem viajar por locais sensíveis, como usinas nucleares, bases militares, escolas, infraestrutura médica, edifícios estaduais, aeroportos, aeródromos, etc. Da mesma forma, parques e reservas naturais não são acessíveis a máquinas voadoras, embora alguns tenham decretos específicos.
Assim sendo, diante disso, fica claro que é proibido sobrevoar moradias com um drone.
Em sua propriedade privada, você pode usar seu drone como desejar, desde que a altura do voo não leve à gravação de vídeo de seus vizinhos ou pessoas da rua e não apresente perigo.
A tecnologia de um drone
A tecnologia, como dito no início, tem andado a passos largos. Com isso, os drones têm se tornado cada vez mais demandado.
Contudo, muitas pessoas não entendem o funcionamento de um drone e para que ele serve.
Um drone típico é feito de materiais leves para reduzir o peso e aumentar a manobrabilidade. Essa resistência do material permite que drones militares naveguem em altitudes extremamente altas.
Os drones estão equipados com diferentes tecnologias de ponta, como câmeras infravermelhas, GPS e laser.
Um sistema de veículo aéreo não tripulado consiste em duas partes: o próprio drone e o sistema de controle.
O nariz do veículo aéreo não tripulado é onde todos os sensores e sistemas de navegação estão presentes. O resto do corpo está cheio de sistemas de tecnologia de drones, já que nenhum espaço é necessário para acomodar humanos.
Os materiais de engenharia usados para construir o drone são compostos altamente complexos projetados para absorver vibrações, o que diminui o som produzido. Esses materiais são muito leves.
Como se tornar um piloto profissional?
Tornar-se um piloto de drone civil não é apenas dirigir uma aeronave controlada por rádio. Esta profissão opera em muitos setores: agricultura, construção, engenharia, vigilância ou audiovisual.
As missões deste profissional não são apenas muito extensas, mas também exigem habilidades específicas.
Embora as tarefas confiadas ao operador do drone possam variar dependendo do setor de atividade, as principais missões permanecem muito semelhantes.
Cada missão sempre começa com a identificação e compreensão das necessidades do cliente e, em seguida, a viabilidade da operação em relação aos regulamentos aeronáuticos e à tecnologia disponível.
Ele então prepara sua missão tanto do ponto de vista administrativo (declaração, protocolo de voo, acesso…) quanto tecnicamente (escolha da máquina e sua carga útil…).
Tudo isso para que o piloto remoto constitua um arquivo de operação contendo o plano de segurança da operação, plano de voo, documentos administrativos de voo, dados técnicos da aeronave, parâmetros de navegação…
Para garantir um voo nas melhores condições, o piloto verifica certos elementos: meio ambiente, segurança, equipamentos…
Um bom piloto de drone é humilde, organizado, sério, cuidadoso e profissional. Ele também está ciente de todos os regulamentos e medidas de emergência em caso de falha de sua máquina e sabe como escrever os relatórios a serem fornecidos ao cliente ou a qualquer outra pessoa interessada.
Finalmente, entre cada missão, a manutenção técnica do dispositivo é realizada por ele.
As qualidades necessárias para se tornar um piloto remoto
Como qualquer profissão, a prática da profissão de operador de drone requer certas qualidades essenciais.
Em primeiro lugar, a pilotagem requer grande precisão que não é acessível a todos e, portanto, um grande senso de orientação.
Então, o profissional deve garantir a segurança das pessoas, animais ou edifícios ao seu redor, especialmente em caso de queda da aeronave, e dar controle rigoroso aos drones e regulamentos. Portanto, é necessário rigor para exercer esta profissão.
O piloto raramente trabalha sozinho. Além do cliente, uma equipe maior ou menor o acompanha, dependendo das missões a serem realizadas. Boas habilidades de escuta e comunicação serão, portanto, um trunfo para entender as solicitações do cliente e realizar projetos.
No campo, no entanto, o piloto remoto da aeronave é o único mestre da aeronave e é responsável pelos voos. Por isso, ele deve mostrar grande autonomia e iniciativa pessoal.