A famosa placa de energia solar, também conhecida como painel fotovoltaico, é o coração deste tipo de geração de eletricidade. É ali que a “magia” acontece e os raios de luz solar são transformados em energia elétrica que pode ser utilizada em todo lugar.
A busca por esse tipo de produção de eletricidade cresce conforme aumentam os preços das fontes tradicionais de geração. A cada ano, governos, indivíduos e instituições percebem que a geração de eletricidade pelos meios tradicionais não é sustentável.
Muito precisa e pode ser feito para melhorar as matrizes energéticas dos países, dando passos importantes em direção a um futuro sustentável. Mas, enquanto os políticos não dão conta desse recado, as pessoas têm buscado revolucionar as matrizes energéticas das suas casas e negócios.
Dessa forma cresce a procura por fontes de energia que sejam limpas, renováveis e boas para o orçamento. Das fontes de energia que se enquadram nesse perfil, a solar é a que mais se aproxima da realidade de uso em pequena escala. Isso acontece principalmente por suas características únicas que facilitam sua instalação e manutenção.
Como funciona a energia solar?
Na placa de energia solar a luz do sol é captada e convertida em energia elétrica. Para que isso aconteça, é preciso que a placa de energia solar seja instalada em um local que receba luz do sol com frequência. Essa situação é muito comum em muitas regiões do Brasil, que é um país tropical.
Por conta dessa necessidade de receber luz do sol, a placa de energia solar costuma ser instalada nos telhados. Portanto o que antes uma área não aproveitada das construções, se tornam espaços de geração de energia.
Uma vez que o sistema seja instalado, os custos de manutenção são muito baixos. Isso porque a placa de energia solar nem mesmo precisa ser lavada. A chuva se encarrega do serviço de limpeza das placas e só será necessária manutenção preventiva no sistema.
Por ter como fonte de energia o sol, que em tese não terá fim por muitos milhões de anos, a energia solar é renovável. Diferente da energia térmica, por exemplo, gerada com queima de carvão e petróleo, bens com reservas limitadas no mundo.
Além disso, por gerar eletricidade sem emitir gases poluentes no processo, a energia solar também é do tipo energia limpa. Também diferente das usinas termoelétricas, que geram gases causadores do efeito estufa em seu funcionamento.
Claro que nem tudo pode ser perfeito. Há perguntas sobre os impactos da geração de resíduos ou da emissão de gases poluentes durante a fabricação da placa de energia solar. Contudo, esses são problemas simples de contornar, dando destino adequado e reaproveitando os resíduos, por exemplo.
Vale a pena ter placa de energia solar na residência?
É possível que essa seja uma das perguntas mais feitas por quem está pesquisando o assunto e pensa em fazer esse investimento. A aflição dos consumidores é grande, ainda mais em um país como o Brasil, em que há pouco conhecimento sobre o tema. Também não são muitas as empresas que prestam esse serviço aqui, o que acaba encarecendo.
Saber se vale a pena ou não ter placa de energia solar em casa depende de uma avaliação detalhada. É preciso levar em conta os custos atuais com a conta de eletricidade. O consumo médio da residência também é muito importante pois irá determinar o número de placas necessárias.
Esse tipo de avaliação costuma ser feita diretamente pela empresa com a qual você vai entrar em contato. Assim não é preciso se comprometer a comprar o serviço para obter um orçamento decente. A partir de uma conversa com um profissional capacitado, este poderá te dizer qual a sua demanda e se a instalação da placa será boa.
De modo geral, a maior parte das casas ou comércios obterá o retorno referente ao investimento feito na compra das placas em alguns anos. Todavia, o tempo necessário para ter o retorno da compra vai depender de quanto você paga de eletricidade hoje. Quanto maior o seu custo atual, maior a economia e menor será o tempo para obter o retorno.
Claro que isso também irá depender de qual o tipo de placa de energia solar e quantas delas você irá precisar para a sua demanda.
O preço das placas
É bom ter em mente que os preços variam e uma estimativa mais precisa deverá ser feita com as empresas da sua região. Como não há muitas no Brasil, é possível que você tenha que contratar uma companhia de outra região ou cidade. Nesses casos o serviço deverá ser mais caro.
Já que esse mercado está em expansão no Brasil, é possível que você encontre uma prestadora desse serviço na sua localidade ou bem próximo.
Como média, pode-se dizer que uma placa de energia solar dificilmente sairá por menos de R$800 a R$1.100 hoje. Como dito, isso varia muito e depende da empresa, do fabricante, da origem da placa (Brasil ou exterior).
Também entram nessa conta o tipo de material de que a placa é feita e sua eficiência. Quanto melhores esses itens, mais cara ela será.
Pesquisando com cuidado e fazendo orçamento com algumas empresas é possível ter uma ideia mais correta do custo que você terá com essa instalação. Não deixe que o preço da placa de energia solar te desanime. Desse modo avalie os prós e contras e calcule o quanto valerá a pena para você!