As crianças hoje em dia não são chamadas de “nativos digitais” sem razão. Na verdade, um relatório da Common Sense Media revelou que, em 2017, 42% das crianças pequenas tinham seu próprio tablet – acima dos 7% em 2013 e menos de 1% em 2011.
Ao mesmo tempo, o tempo médio as crianças gastam com esses dispositivos portáteis a cada dia está aumentando rapidamente, de 5 minutos por dia em 2011, para 15 minutos por dia em 2013, para 48 minutos por dia em 2017.
Não é nenhum segredo que a tecnologia se tornou um componente integral da vida diária. Em particular, é raro ver crianças e adolescentes sem um dispositivo digital em mãos, onde quer que vamos: restaurantes, salas de espera, parques e muito mais.
No entanto, o ritmo acelerado pelo qual bebês, crianças e adolescentes estão adotando a tecnologia em suas vidas diárias tem muitos questionamentos sobre os efeitos que ela pode ter em seu desenvolvimento.
Embora os impactos negativos da tecnologia frequentemente cheguem às notícias e sejam tópicos populares de conversa, a tecnologia também está sendo usada cada vez mais em ambientes educacionais, como a sala de aula. Isso faz com que muitos de nós se perguntem: a tecnologia é totalmente ruim?
Aqui estão alguns efeitos positivos e negativos que a tecnologia pode ter nas crianças a serem considerados:
Positivo:
Aprimora a Aprendizagem
Nos últimos anos, a tecnologia foi integrada à sala de aula para aprimorar a experiência de aprendizado das crianças. Tecnologias como Smart boards, câmeras de documentos, Apple TVs e até impressoras 3D agora são incorporadas às aulas educacionais para aumentar a colaboração e envolver os alunos no processo de aprendizagem.
Com o aumento da colaboração em sala de aula, professores e alunos aumentaram a criatividade e as oportunidades de aprendizagem baseadas em projetos que tornam a instrução acadêmica mais significativa.
Além disso, as tecnologias educacionais caseiras têm ajudado crianças em idade pré-escolar a aprender números, letras, cores e outras habilidades fundamentais antes de ingressarem na escola formal.
Aplicativos para dispositivos móveis foram recomendados pelos pais para introduzir matemática, o alfabeto e até mesmo as artes antes de as crianças entrarem na escola!
Promove habilidades de resolução de problemas
Você já ouviu falar do termo “modo de sobrevivência?” É uma função de jogo em muitos videogames infantis, em que o jogador tem a tarefa de permanecer vivo o maior tempo possível para sobreviver aos oponentes.
Por exemplo, no popular videogame Minecraft , os jogadores são colocados em ambientes novos e diferentes e devem imediatamente construir um abrigo e coletar itens como comida, a fim de sobreviver e sobreviver a seus oponentes. Sem mencionar que um dia inteiro no Minecraft dura apenas 10 minutos, então os jogadores devem tomar boas decisões rapidamente.
Com esses tipos de tecnologias, as crianças devem trabalhar de forma independente para atingir um objetivo específico. No processo, eles são colocados com diferentes tipos de obstáculos e desafios, que eles devem aprender a navegar e superar.
Por sua vez, eles serão encorajados a apresentar suas próprias soluções de resolução de problemas ao enfrentar questões da vida real, como problemas com o dever de casa, desentendimentos com amigos ou dificuldades pessoais, bem como obstáculos baseados na tecnologia.
Desenvolve Futuros Líderes Tecnológicos
É do conhecimento geral que nosso futuro está em muitas das tecnologias emergentes de hoje. Nos próximos anos, as habilidades técnicas serão mais importantes no local de trabalho, assim como o impacto crescente que terão na vida cotidiana.
Um dos maiores benefícios de expor as crianças à tecnologia é o fato de que estarão bem preparadas para entrar em um pool de empregos disponíveis em tecnologia com altos salários.
Com grandes empresas de tecnologia como a Amazon constantemente adicionando centenas de novos empregos em todo o país, a introdução de habilidades em tecnologia para crianças desde cedo pode prepará-las para uma carreira com uma perspectiva positiva.
Os empregos de tecnologia estão aqui hoje. Os empregos de tecnologia estarão aqui amanhã. Parte da tecnologia de hoje será a tecnologia de amanhã, e parte da tecnologia de amanhã será completamente nova e algo que nosso mundo nunca viu antes. Quem estará mais bem equipado para preencher essas posições? Aqueles que começam a aprender agora.
Negativo:
Diminui relacionamentos e habilidades sociais
À medida que as crianças usam cada vez mais dispositivos móveis, elas ficam mais aptas a se conectar virtualmente com a família e amigos, em vez de passarem tempo juntas fisicamente; eles são mais propensos a enviar mensagens de texto, bater papo nas redes sociais ou se conectar por meio de jogos online do que conhecê-los pessoalmente.
As habilidades de comunicação social também estão em perigo devido ao uso excessivo da tecnologia. Essas habilidades são desenvolvidas e aprimoradas por meio da interação diária e incluem saber como se revezar durante uma conversa, usando expressões faciais, mudando a maneira como você fala com base no ouvinte – por exemplo, como você fala com um bebê em relação a um adulto – e fazendo o olhar apropriado contato. Essas interações pessoais são limitadas quando as crianças veem passivamente uma tela ”.
Estimula Problemas de Saúde
O uso excessivo de dispositivos móveis pode ser prejudicial à saúde das crianças, pois quanto mais elas usam dispositivos móveis, menos atividades físicas realizam. Além disso, quando as crianças optam por brincar em seus dispositivos em vez da atividade física, elas geralmente associam sua atividade a lanches estúpidos e outros hábitos prejudiciais à saúde.
À medida que as crianças passam mais tempo na frente dessas telas – a maior parte do tempo no sofá – menos tempo passam fora brincando, correndo e queimando calorias. Com o tempo, esses hábitos podem levar a um ganho significativo de peso e outros problemas de saúde associados.
Reduz a qualidade do sono
Crianças e adolescentes que usam a mídia antes de dormir têm duas vezes mais probabilidade de não dormir o suficiente à noite. Além disso, ter acesso a um dispositivo de mídia em seu ambiente de sono, mesmo que o dispositivo não estivesse sendo usado ativamente perto da hora de dormir, também estava associado a uma quantidade inadequada de sono.
Crianças com menos de 13 anos geralmente precisam de 11 a 14 horas de sono , dependendo da idade. O sono é extremamente importante para as crianças, pois promove o crescimento, ajuda a saúde cardíaca, afeta o peso, aumenta a capacidade de atenção e até estimula o aprendizado.
No entanto, quando as crianças não dormem a quantidade adequada todas as noites, essas qualidades sempre importantes podem ser prejudicadas.
Como muitas das coisas que as crianças adoram, como pizza ou doces, a tecnologia pode ser ótima – mas apenas com moderação.
Os problemas associados à tecnologia vêm com o uso indevido e a falta de atenção sobre o quanto a tecnologia é “demais”. Certifique-se de regular e limitar o uso da tecnologia por seus filhos, e eles poderão colher seus efeitos positivos!