Começar seu próprio negócio online como você, como muitos outros, pode desfrutar de liberdade financeira? O empreendedorismo pode ser um desafio para muitos, mas ao mesmo tempo é um dos maiores passos que você pode dar e do qual você pode se orgulhar.
Mas qual a melhor maneira de abordar isso? Neste artigo, você descobrirá um prático plano passo a passo que o ajudará a iniciar seu próprio negócio online e ter sucesso.
Começar seu próprio negócio online tem várias vantagens. É claro que liberdade financeira e pessoal, não trabalhar mais para um chefe e planejar seu próprio horário parece ótimo.
Veja Também: Sua Empresa nas Redes Sociais
Mas esteja ciente de que ficar rico nem sempre é uma garantia, que começar um negócio online não é feito 1-2-3, que você certamente terá que trabalhar duro no começo e que também existem desvantagens em ter um negócio online. estar conectado.
1. Decida que tipo de negócio online você deseja iniciar
Antes de iniciar um negócio online, é importante que você pense cuidadosamente sobre o tipo de negócio online que deseja iniciar. Ao pensar sobre isso de forma crítica , tente encontrar uma ideia para a qual você possa responder às seguintes perguntas com um ” sim “.
Além do “ sim ”, tente escrever as respostas a todas essas perguntas com o máximo de detalhes possível. Isso lhe dará uma ideia clara do que você quer e como fazer.
Algumas ideias para começar um negócio online incluem a oferta de produtos físicos, produtos digitais, coaching / consultoria, oferecendo um serviço em combinação com marketing de afiliados ou dropshipping .
2. Escolha o seu nicho certo
Uma das etapas mais importantes para iniciar seu próprio negócio online é escolher um nicho que não seja apenas lucrativo. Mas também sustentável. A maioria das pessoas que começa um negócio online comete um grande erro ao escolher um produto primeiro e o mercado certo por último.
Se você deseja ser e permanecer bem-sucedido no longo prazo, então faria bem em escolher um assunto no qual ainda deseja investir tempo daqui a alguns anos . Portanto, pense cuidadosamente sobre quais são suas paixões , em que você se especializou , onde você encontrou uma lacuna no mercado e assim por diante.
Avalie suas idéias de nicho
Depois de encontrar vários nichos, o próximo passo é avaliá-los minuciosamente . Você pode fazer isso pesquisando palavras-chave amplas e mais específicas no Google. O objetivo é descobrir que conteúdo já foi escrito, quais sites, blogs e outras empresas online já estão em seu nicho.
Isso lhe dará uma boa ideia do que e do que eles estão vendendo, promovendo e falando. Além disso, não tenha medo da concorrência potencial. A competição é um bom sinal de demanda e viabilidade online.
Também dê uma olhada crítica em seu grupo-alvo. Quanto mais você imaginar o que é seu cliente ideal, mais fácil será atrair e se relacionar com as pessoas certas.
Finalmente, você pode conversar com amigos ou familiares sobre isso. É uma ótima maneira de avaliar suas ideias. Entre outras coisas, desafia você a articular bem sua visão e, ao mesmo tempo, aprender a lançar sua futura empresa online.
3. Escolher Nome Para seu Negócio
Agora é hora de tornar sua ideia concreta. Seja o primeiro a criar um nome de empresa bom e claro. Lembre-se de que o nome da sua empresa é a primeira impressão que você causa.
Um bom nome de empresa é aquele que é curto e doce, tornando-o fácil de lembrar (dica: diga o nome em voz alta algumas vezes). Certifique-se de que o nome escolhido corresponda ao que você deseja oferecer. Verifique também com atenção se o seu nome ainda é relevante quando você crescer e / ou se deseja expandir sua empresa.
Você encontrou alguns nomes de empresas? Verifique se já existe e também se o nome de domínio ainda está disponível. É importante escolher um nome de domínio que seja exatamente o nome da sua empresa ou algo que seja razoavelmente próximo. Você pode verificar e registrar seu nome de domínio.
Crie seu próprio site
Se você deseja um site estático com algumas páginas simples, Wixx ou outra plataforma é a solução. Se você quiser fazer um blog, recomendo que escolha o WordPress.
Este sistema facilita a gestão do seu site e existem vários plug-ins disponíveis para serem melhor encontrados no Google (ou Bing).
Se você é um varejista online, existem várias outras plataformas disponíveis. Pense nas opções mais baratas e simples, como Shopify, ou no software de loja virtual mais popular e avançado, como Magento.
Algumas outras dicas para um bom site são, por exemplo:
4. Como você comercializa seu negócio online?
Conseguir suas primeiras vendas não é tão fácil. Mas tomar medidas para iniciar e comercializar seu negócio online desde o início pode ajudar a impulsionar as vendas .
Abaixo estão algumas maneiras econômicas e eficazes que você pode implementar imediatamente para comercializar seu negócio online.
Conheça o seu público-alvo
Definir bem o seu público-alvo determina quase todas as decisões de negócios / produtos e marketing que você toma. As mensagens que você usa, as informações que você compartilha, etc. dependem do grupo de pessoas que você está tentando se dirigir.
Você pode definir seu grupo-alvo de diferentes maneiras . Mas é aconselhável começar a escrever as informações conhecidas, como sexo, idade, relacionamentos, interesses, hobbies, problemas e assim por diante
Outra maneira de aprender mais sobre seu público-alvo é espionar seus concorrentes. Visite seus sites ou contas de mídia social e traga essas informações com você para garantir que seu marketing seja o mais eficaz possível.
Além de começar seu próprio negócio online e conhecer seu público-alvo, também é importante que você esteja ativo nos canais de mídia social mais conhecidos , como Instagram, Pinterest, Facebook, LinkedIn ou Twitter. Você não é apenas visível para os outros, mas também se apresenta como um especialista em sua área .
As regras para promover seu conteúdo são praticamente as mesmas em todos os canais de mídia social. É importante que você poste conteúdo de alta qualidade e que seu público o considere valioso .
Também é importante pesquisar todos os diferentes canais de mídia social primeiro. Descubra em quais canais seus clientes em potencial estão . Ao pesquisar isso, você conhece “a linguagem” do seu grupo-alvo. Você pode fazer isso:
Você usa as informações recebidas ao escrever suas postagens de blog, postagens de mídia social e qualquer descrição de produto. Inclua palavras-chave / hashtags e imagens semelhantes.
A consistência é importante quando você começa a usar a mídia social . Uma marca ativamente engajada terá muito mais sucesso a longo prazo do que alguém que dificilmente posta nas redes sociais.
Você pode escolher fazer tudo manualmente, diariamente ou semanalmente, mas é mais inteligente escolher uma ferramenta de planejamento útil como o Tailwind (adequado para Pinterest e Instagram ). Esse tipo de ferramenta tira muito trabalho de suas mãos e você tem acesso a funções como análises integradas, gerenciamento de vários canais e muito mais.
A mídia social também é um excelente lugar para começar e experimentar a publicidade paga . Por exemplo, o Facebook hoje torna incrivelmente fácil anunciar em sua plataforma e no Instagram.
Marketing por e-mail
Apesar da ascensão das mídias sociais, o marketing por email e a coleta de endereços de email ainda são extremamente populares. Junto com a mídia social e o marketing por e-mail, você pode alcançar facilmente seus clientes em potencial e obter mais vendas de seu site.
O marketing por email tem várias vantagens em comparação com cartas ou revistas. Desta forma, os custos são menores e você tem a opção de medir com precisão a resposta. Além disso, você pode enviar facilmente mensagens personalizadas, o que por sua vez garante uma maior taxa de conversão.
E quando você aplica o marketing por e-mail corretamente, garante que o assinante em sua lista de mala direta se torne um cliente e talvez um cliente recorrente.
Você pode obter endereços de e-mail de várias maneiras, como:
Construir uma lista de e-mail é lento, portanto, lembre-se disso. É inteligente usar uma boa plataforma de marketing por email para coletar e enviar emails para seus assinantes .
Não se esqueça de que, ao expandir sua lista de e-mail, você envia e-mails regularmente para seus assinantes com conteúdo valioso. Converter seus leads em clientes só acontece com conteúdo consistente e útil .
Escreva conteúdo valioso e torne-se um especialista em seu nicho
Um dos segredos para um negócio online de sucesso é escrever conteúdo valioso , útil e atemporal . São artigos que ajudam os seus leitores / público-alvo, a resolver problemas ou mesmo a inspirar e motivar.
Outro ponto importante é parecer confiável e útil . Quando você é uma autoridade dentro do seu nicho, parece mais confiável. Seu conteúdo garante que seus visitantes sejam informados e talvez sejam persuadidos a comprar seus produtos ou serviços.
Finalmente: começando seu próprio negócio online
Neste artigo, você leu mais sobre as diferentes etapas para iniciar seu próprio negócio online. Fazer negócios online não é fácil e algumas pessoas encontrarão mais barreiras do que outras .
Você pode tropeçar e tropeçar ao longo do caminho como eu, você tentará novas ideias, testará novas estratégias e assim por diante. Mais importante ainda, você nunca deve desistir, não importa o quão difícil possa ser.
Pode demorar muito, mas não se esqueça de se concentrar no que é importante. Faça algo de que você se importe. Adote uma mentalidade construtiva, não tenha medo de cometer erros, aprenda constantemente e pense criticamente e boa sorte…