Uma avaliação do desempenho de veículos a gás natural comprimido no inverno
Você está pensando em adicionar veículos a gás natural veicular (GNV) à sua frota, mas não tem certeza se esse tipo de combustível tem um desempenho tão bom durante o inverno ?
Na verdade, os veículos movidos a gás natural veicular são tão eficientes quanto os caminhões a diesel durante o inverno. Tudo que você precisa fazer é aprender sobre os fatores a serem observados e as soluções para prevenir quaisquer problemas potenciais.
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Ajustes a serem feitos em caminhões GNV operando no inverno
Para que um veículo pesado a GNV tenha um desempenho adequado durante o inverno, deve-se primeiro determinar as temperaturas nas quais o veículo pode operar.
Especificamente, você precisa saber se o veículo a CNG operará em temperaturas “normais” (aproximadamente -20 ° C) ou “árticas” (-32 ° C a -54 ° C). Quanto mais frio o clima da região atendida, mais modificações no veículo serão necessárias para prepará-lo para o inverno.
Aqui estão algumas das modificações possíveis para veículos a GNV.
MANUTENÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO
A eficiência da bateria do veículo tende a diminuir em climas frios. Para manter uma velocidade de partida adequada para dar partida no motor, você precisará usar aquecedores de bateria ou aumentar a capacidade da bateria desde o início.
OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA DE ADMISSÃO DE AR
A entrada de ar dos caminhões a GNV operando em temperaturas abaixo de 0 ° C deve ser localizada no motor do caminhão de forma que o ar quente do caminhão possa ser aspirado para auxiliar o processo de combustão.
No caso em que o sistema de admissão de ar (incluindo o filtro de ar) está localizado fora do compartimento do motor, um método de transferência de calor de exaustão para o sistema de admissão de ar terá que ser desenvolvido.
A IMPORTÂNCIA DE USAR ÓLEO DE BAIXA VISCOSIDADE NO INVERNO
A viscosidade do óleo do motor muda em climas frios, o que reduz a velocidade de partida e requer mais energia da bateria para dar partida no veículo. O desempenho do veículo em CNG está, portanto, em risco de ser seriamente prejudicado.
No entanto, esse problema pode ser facilmente resolvido usando um óleo de baixa viscosidade. Por exemplo, é recomendado escolher um óleo com números de viscosidade de 10W40 (temperaturas normais de inverno) ou 0W30 (temperaturas árticas). Isso tornará a partida do caminhão muito mais fácil e garantirá que o motor esteja bem lubrificado.
Problemas com maior probabilidade de afetar o desempenho do veículo a GNV em condições de clima frio
Em geral, os operadores de veículos pesados a GNV encontram poucos problemas com seus caminhões ao dirigir no inverno. No entanto, deve-se prestar muita atenção à qualidade do combustível usado para mover os veículos a GNV. O desempenho do caminhão pode ser afetado pelos níveis de umidade, hidrocarbonetos pesados e o teor de enxofre do combustível.
Quanto mais baixa for a temperatura externa, mais seco deve ser o gás natural. Por exemplo, em estações de compressão de gás natural, os secadores de gás natural devem operar de forma eficiente para evitar a entrada de umidade.
Caminhões a GNV: excelente desempenho no verão e no inverno
Em resumo, manter um desempenho satisfatório do caminhão a GNV em climas frios requer algumas modificações nos sistemas com relação às temperaturas mínimas às quais podem ser expostos. Atenção também deve ser dada à qualidade do combustível, uma vez que o veículo não funcionará adequadamente se a umidade ou outros elementos afetarem o combustível.
Resumo das primeiras empresas a testar seus caminhões a GNV no inverno , as conclusões deste experimento provaram que esses veículos permanecem eficientes mesmo em temperaturas tão baixas quanto -20 ° C.