Marketing digital

Marketing digital: afinal, o que é essa estratégia?

Marketing digital é a melhor forma para empresas se comunicarem com seu público-alvo de forma direta, assertiva e no momento certo.

  Não é novidade para ninguém que grande parcela da população está conectada à internet – em seus mais diversos canais (redes sociais, blogs, motores de busca, e-mail, entre outros).

O brasileiro fica em média 9 horas por dia na internet. Muitos estudos e pesquisas ainda indicam que o Brasil é o segundo país que mais consome mídias digitais no mundo todo.

Ou seja, estar na internet é fundamental para as empresas aumentarem seus resultados.

Contudo, a concorrência no ambiente online também é grande. O fato é: mais do que estar na internet, é importante apostar em estratégias que façam as marcas se destacarem no mercado. 

Essa é exatamente a promessa das estratégias dessa estratégia: elevar os resultados das empresas no ambiente digital. Para esse benefício, o ideal é saber exatamente o que é marketing digital e como é colocado em prática.

Mas ao mesmo tempo que marketing digital é um dos termos mais conhecidos atualmente pelas empresas do mundo todo e seu conceito pareça claro, ainda é um tema subjetivo na mente de muitas pessoas.

É um assunto abrangente, amplo e com muitas possibilidades. Então, como compreender e colocar uma estratégia como essa em prática? A verdade é que marketing digital nada mais é do que um conjunto de técnicas.

Isso mesmo! Muitos falam que empresas devem investir em marketing digital para obter sucesso na internet. Mas o que isso significa? É preciso investir em qual estratégia de marketing digital?

Não se preocupe! Vamos esclarecer de uma vez por todas o que é marketing digital, quais são suas principais estratégias e suas vantagens para marcas hoje em dia. Confira a resposta para tantas perguntas ao longo deste conteúdo e comece a investir nessa estratégia de sucesso agora mesmo.

Marketing digital: saiba tudo sobre o assunto!

Basicamente marketing digital é a promoção de produtos, serviços e marcas em canais digitais. Essa estratégia visa solucionar as dores, dúvidas e necessidades dos consumidores no ambiente digital.

Pode ser realizada por empresas de todos os portes e segmentos, pessoas físicas, universidades, ONGs, associações, igrejas, clínicas de psicologia, comércio, assessorias jurídicas, entre outros diversos meios de atuação. 

Para colocar essa estratégia em prática é preciso, em primeiro lugar, ter em mente que existem diversos fatores culturais, psicológicos, geográficos e jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar algo na internet.

Marketing digital, então, se dá por diversas estratégias que prevêem e solucionam todos esses fatores para atrair e reter clientes no ambiente digital. Tudo isso é feito por meio de diferentes técnicas, como SEO, mídias sociais, email marketing, entre outras.

Cada uma delas tem benefícios e vias de aplicações diferentes. SEO e mídias sociais, por exemplo, têm objetivos distintos. Por isso, a escolha de qual técnica de marketing digital usar deve seguir as necessidades e metas de cada empresa.

Não há uma melhor que a outra – como muitos insistem. Na realidade, cada estratégia traz benefícios diferentes para as empresas. Vamos conhecê-las melhor para entender qual a mais indicada para seu negócio neste momento. 

SEO

SEO é uma das estratégias mais conhecidas de marketing digital. Essa técnica visa melhorar o ranqueamento de empresas nos motores de busca, como o Google. É comprovado que as pessoas costumam clicar apenas nos 3 primeiros resultados da pesquisa na primeira página do buscador.

Então para que as empresas tenham mais acessos e tráfego na internet de forma orgânica, SEO é a melhor opção. Essa estratégia integra a produção de conteúdos para o site, backlinks e melhorias na página da empresa.

Ou seja, melhorar o tempo de carregamento, diminuir pop-ups, otimização de imagens, inserção de palavras-chave, meta description, entre outras técnicas que melhoram a experiência do usuário. 

É uma estratégia orgânica, isso é, de graça. No entanto, envolve diversos critérios e técnicas diferentes. O mais indicado é buscar por profissionais especializados para colocá-la em prática para obter mais resultados com SEO.

Mídias sociais

As redes sociais são os melhores canais de comunicação entre marcas e público-alvo. Ao contrário do que muitos pensam, não é uma estratégia de vendas. Este não é seu foco e tampouco seu principal benefício.

Investir nas redes sociais é uma forma de criar uma conexão e bom relacionamento com os clientes e leads da marca. De forma direta, assertiva e eficiente. Ainda demonstra acessibilidade, confiança  e disponibilidade para os usuários.

Afinal, qual empresa não tem redes sociais atualmente? É no mínimo algo a se desconfiar. Mais do que qualquer coisa, as redes influenciam as pessoas e aumentam o reconhecimento de marca.

Ter perfis ativos é estar onde seus possíveis clientes estão – o que consequentemente ajuda nas vendas, mas não é o objetivo final da estratégia. As corporações não precisam investir em todas as redes, como Youtube, Instagram, Facebook, Tiktok, entre outras.

Deve estar de acordo com o público consumidor, nicho de atuação e outros fatores importantes. 

Anúncios pagos

Os anúncios pagos são a melhor estratégia para empresas que desejam resultados rápidos. Empreendedores investem nessa técnica para que seus anúncios apareçam em sites, redes sociais e até mesmo no Google.

É feita pelas plataformas Google Ads, Facebook Ads e por meio dos links patrocinados. Também é uma ótima estratégia para mensurar os resultados da campanha em tempo real. 

O objetivo dos anúncios pagos costuma ser vendas. Mas a empresa pode anunciar algo visando o preenchimento de um formulário, cadastro de dados para entrar em contato ou qualquer outra meta da marca.

E-mail marketing 

E-mail marketing é a estratégia que visa manter o relacionamento entre empresa e seus consumidores – gerando mais resultados nas vendas e melhorando a retenção do público.

É o envio de e-mails para pessoas interessadas na informação, serviço, produto ou seja lá o que estiver oferecendo. É uma ótima forma de enviar mensagens que estejam de acordo com o estágio de cada pessoa no funil de vendas para atrair, vender, divulgar uma promoção, novidade, entre outros objetivos.

E aí, qual a melhor estratégia de marketing digital para sua empresa? O ideal é contar com profissionais capacitados e experientes no assunto para ter excelentes benefícios.