Direitos e deveres de quem trabalha em altura

Trabalho em alturas

Hoje nós iremos conhecer os direitos e os deveres que as pessoas que trabalham com altura têm, mas não conhecem. Assim, também vamos conhecer o curso nr35, que é uma norma muito interessante e pouco conhecida. Se você trabalha com construções ou qualquer coisa relativa à altura, esse post é pra você. Fique conosco até o final para conhecer os seus direitos mais de perto.

Se você é novo por aqui, seja muito bem-vindo. Espero que você goste do nosso trabalho. Fique bem à vontade pra conhecer o nosso site, lendo os nossos posts passados. Escrevemos sobre assuntos variados e estamos sempre prontos para melhor atender a todos vocês.

Não se esqueça de nos seguir para receber os nossos conteúdos antes de todo mundo. Não perca tempo, venha conosco!

Por fim, creio que nós já podemos ir direto ao assunto, não é mesmo? Eu desejo a você uma boa e agradável leitura; deixe o seu feedback para sabermos se vocês estão conseguindo compreender os nossos posts. Se ficar alguma dúvida para trás, deixe a sua mensagem, assim que possível estaremos dando o retorno. Sendo assim, bora lá!

Curso nr35: o que é?

Como dito acima, o curso nr35 interessa aos que trabalham com altura. De fato, essa é uma norma regulamentadora que se trata desse tipo de trabalho. Para que um trabalho seja considerado “em altura”, é necessário que você esteja a mais de 2 metros do nível onde há risco de queda. Nesse sentido, você precisa estar dentro dessa condição que a própria NR.35 institui.

Beleza, depois de analisar se você trabalha em altura, é importante que você conheça as suas responsabilidades e as do seu empregador. Conforme o curso nr35, o empregador tem a responsabilidade de manter a segurança de seus empregados enquanto estiverem em seus postos. Então, ele deve fazer com que todos trabalhem de acordo com a Norma Regulamentadora 35.

Somente depois disso, ele pode começar os serviços. Claro que existem também os deveres dos empregados. Eles devem cumprir todas as normas e regulamentos sobre o trabalho em altura, assim como os procedimentos que o empregador ensina. Desse modo, eles também devem colaborar totalmente com o empregador para que tudo saia bem.

Assim, estar sempre de olho nas possibilidades de risco também é necessário. Bem como conferir a qualidade dos equipamentos e cuidar de sua segurança e de todos ao seu redor. Contudo, não é qualquer pessoa que pode trabalhar em altura.

Nós sabemos que existem capacitações que precisam ser feitas por eles para que eles consigam essas vagas de emprego. Então, vamos ver cada uma.

Em primeiro lugar, deve ser feita uma capacitação prática e teórica, onde o futuro empregado aprenda tudo sobre seu posto. Assim como deve conhecer o curso nr35. A capacitação deve ser feita de dois em dois anos, com uma carga horária de pelo menos 8 horas. Depois disso, o trabalhador deve receber uma certificação para comprovar a sua capacitação.

Continuação

De fato, existem diversos pontos que são abordados na NR35. Pontos como o absorvedor de energia, que é um elemento que barra a força dos impactos que vem ao trabalhador por conta da energia cinética. Bem como ele deve conhecer o fator de queda. Isso se refere a um cálculo feito entre a distância que o trabalhador teria de percorrer caso caísse. 

Assim também como o comprimento do equipamento que deve pegar ele. Esse cálculo é muito importante, porque pode salvar ou não a vida desse trabalhador. Em seguida, nós temos o ponto de ancoragem. Trata-se de um ponto que é feito para suportar a carga das pessoas para conexão dos mecanismos de segurança. Como cordas, trava-quedas e alguns outros.

Temos também o talabarte, que é um dispositivo que se conecta em um sistema de segurança. Ele pode ser regulável, assim como pode não ser. O trava-queda também é um dispositivo de segurança, mas ele funciona de uma maneira diferente.

Ele protege o trabalhador contra as quedas em movimentos verticais ou horizontais. Ele precisa estar conectado a um cinturão de segurança.

Pois é, tudo isso foi elaborado para que você tenha toda a segurança que precisa ter na hora de trabalhar. É preciso pensar em cada detalhe, porque qualquer deslize pode ser fatal. E é claro que as empresas se preocupam com a sua segurança.

Sendo assim, obrigado por ter ficado comigo até o final deste artigo. Espero que você tenha aprendido tudo sobre o curso nr35. Não se esqueça de nos seguir para receber nosso trabalho. Vem com a gente!