5 Dicas para ganhar quando recorrer de um processo

Advogado

Independente do tamanho da causa, se você recorreu com certeza é porque acredita que está na sua razão, certo?

Afinal de contas, esse é um recurso do qual você só deve recorrer quando acredita que houve algum tipo de erro, por exemplo. Portanto, com certeza deseja ser devidamente amparado. Em vista disso, é importante que você aprenda algumas dicas de como ganhar quando recorrer de um processo.

É verdade que recorrer a um processo pode ser um tanto quanto trabalhoso, haja vista que é uma grande burocracia. Além disso tudo, não poderíamos deixar de falar do tempo que você gasta, bem como a demora até que o caso seja julgado.

E com certeza você não quer passar por todos os trâmites e perder a causa, certo? Então, ter algumas dicas de como ganhar quando recorrer de um processo é vital.

Por isso, no artigo de hoje, iremos dar algumas das melhores dicas a esse respeito. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.

Como ganhar quando recorrer de um processo?

Antes de tudo, saiba que não há garantia de que você irá ganhar o processo, haja vista que é o juiz quem irá julgar a causa. Ele precisa fazer uma grande análise de tudo aquilo que foi apresentado, a fim de que possa dar o veredito.

Mas, em relação às principais dicas de como ganhar quando recorrer de um processo, podemos citar as seguintes:

1. Separe todos os documentos pertinentes à causa

Uma das primeiras coisas que você precisa fazer para ter uma garantia a mais de que a causa será ganha, é a respeito da separação de toda a documentação. Então, procure selecionar todos os principais documentos e faça cópias de todas elas. Se possível, tenha todas elas digitalizadas.

A grande maioria dos Juizados Especiais Cíveis brasileiros de hoje têm trâmite virtual dos processos e, portanto, digitalizar o documento é importante. Afinal de contas, irá facilitar bastante a vida dos servidores da justiça, algo que pode contribuir para a vitória.

No entanto, tome cuidado para evitar documentos que sejam muito extensos. Então, caso tenha 10 documentos sobre um assunto, mas conseguir reunir em apenas 1, é preferível fazer isso.

Você pode fazer isso com uma certidão, laudo, declaração, relatório etc. Isso vai tornar o processo bem menos extenso e, por consequência, irá dar menos trabalho para o julgador.

2. Fique atento aos prazos para entrar com a ação

Se você quer ganhar quando recorrer de um processo, precisa primeiro ficar atento em relação aos prazos para poder entrar com essa ação.

Quanto a isso, você deve ficar atento ao que diz a lei a respeito do seu caso em específico. No caso de serviços e produtos não duráveis, o limite para abrir o processo é de 30 dias.

No entanto, isso pode variar de acordo com uma série de fatores. Por isso, procure orientação a esse respeito com o seu advogado.

3. Junte provas do prejuízo

Um dos passos mais importantes para ganhar quando recorrer de um processo é reunir todas as provas que você tem a seu favor. Nesse aspecto, você pode juntar orçamentos, mensagens, protocolos de atendimento, recibos, comprovantes, testemunhas e uma série de outras coisas.

Se porventura teve que registrar algum BO ou coisa semelhante, tenha em mãos todas essas provas, pois isso irá ajudar em todo o processo. Fora isso, se porventura a vítima souber o endereço de uma das testemunhas, o juiz pode enviar uma intimidação, obrigando que a mesma compareça.

4. Compareça à audiência

É vital que você esteja presente no dia da audiência, até mesmo para que você tenha o direito de se defender. Tenha em mente que, se porventura não comparecer, a ação será extinta, sem julgamento. Se quem faltar for o acusado, o juiz tende a julgar a ação como procedente. Ou seja, ele tende a dar prosseguimento no processo a favor do autor.

5. Procure um bom advogado

Se você quer ganhar quando recorrer de um processo, então com certeza precisa ter o apoio de um profissional devidamente capacitado. Inclusive, ao recorrer, tudo isso precisa ser feito por escrito, sendo que é vital ter a presença de um advogado.

Apenas tenha em mente que esse recurso irá abrir uma segunda fase no processo e que, por consequência, terá mais custos.

Quanto demora uma ação de pequenas causas?

Na verdade, o prazo para a resolução das causas irá depender muito de acordo com o juizado e da quantidade de ações que precisa julgar. Sendo assim, há casos em que é possível encerrar o processo em alguns meses, ainda que não haja acordo entre as partes. Inclusive, quando há acordo, é possível resolver a ação logo na primeira audiência.

Fora isso, é sempre bom ter o acompanhamento de um advogado, mesmo que seja por pequenas causas. Afinal, essa é uma maneira de ganhar quando recorrer de um processo, uma vez que o profissional pode evitar que ocorram alguns erros.