Confira 3 dicas para criar uma rotina de estudos eficiente!

Estudar à distância é uma alternativa excelente para pessoas que não têm tempo, recurso ou moram distantes de instituições de ensino. Além de dar mais praticidade à rotina, os cursos EAD e onlines podem ser feitos em qualquer horário e de onde quiser. 

Embora as vantagens sejam enormes. Muitos alunos não conseguem se adaptar ao ensino à distância. Alguns até afirmam que nunca conseguiriam aprender algo por este método. 

De fato, é um desafio. Afinal, em casa ou onde estiver, existem mais distrações do que em sala de aula. Em casa, por exemplo, o sofá parece mais confortável, o filme na televisão é mais atraente e o celular não para de apitar. 

Em sala de aula, o foco é no professor que está falando e na lousa. Mas, o que impede os alunos de aprenderem em cursos online e EAD é sua disciplina e um bom cronograma de estudos.  

Sabemos que é difícil, mas não impossível. Neste conteúdo, abordaremos algumas dicas para você que não consegue manter o foco ou se sentir motivado a estudar online, montar sua rotina de estudos otimizada e eficiente. 

Lembre-se: conhecimento é tudo. Cursos, independente do tema, são excelentes na vida profissional e pessoal das pessoas. Use as ferramentas disponíveis que facilitam este ensino para você. Mantenha o foco e se destaque pelo seu conhecimento. 

 

Dicas para melhorar seu rendimento estudando à distância

O ensino à distância vem crescendo bastante mundo afora. Ainda mais depois do isolamento social em decorrência da pandemia do COVID19, em 2020. Motivos para tanto crescimento não faltam. 

Praticidade, economia e facilidade de acesso são os principais pontos positivos dessa modalidade. Com esse crescimento de alunos interessados no ensino à distância, muitas instituições que oferecem este recurso vêm se adaptando. 

Ferramentas para melhorar a comunicação, horários flexíveis, chats em grupo, tarefas práticas, entre outras diversas foram criadas para tornar este ensino mais eficiente e de qualidade para os alunos. 

Com tantas vantagens, é válido dar uma chance para essa opção. Mas, para ser benéfica para você, organização e comprometimento são fundamentais.  

 Crie um ambiente de estudo

O ideal é criar um ambiente de estudo sem maiores distrações.  Um espaço limpo, organizado, silencioso e confortável é essencial para organizar a mente e entender que a partir daquele momento, você terá que se concentrar nos estudos. 

Nem todos conseguem ter um escritório reservado para isso. Criar esse ambiente pode ser em qualquer lugar. Por exemplo, a sacada do apartamento que está sem uso, pode se transformar em um home office apenas com uma mesa e uma cadeira. 

Fones de ouvido para se concentrar na aula, guardar o celular ou deixá-lo no silencioso. Caso esteja estudando na sala de estar, desligue a tv e faça o necessário para que seu cérebro entenda que é hora de estudar e não se distrair. 

 

Estabeleça horários

Com cursos flexíveis, dá para criar seus próprios horários. Se é uma pessoa matinal, coloque sua rotina de estudos na parte da manhã. Se render mais a noite ou só tiver tempo livre neste horário, comece suas aulas no período noturno. 

O importante é decidir um horário – que esteja de acordo com sua rotina – e usá-lo todos os dias para estudar. Assim, sua mente entenderá e se acostumará que aquele momento do dia é de estudo. 

É muito importante estabelecer o horário para não deixar sempre para depois. “Agora não posso, mais tarde eu faço” variações de frases como essa são muito frequentes. São o estímulo perfeito para a procrastinação. 

Determinar horários é ótimo para criar um hábito de estudo. Quando dissemos isso, não é apenas a hora de começar, mas também de terminar. Estabeleça a quantidade de tempo que consegue se dedicar – sem te deixar exausto (a) – e termine a rotina sempre que possível no prazo estipulado.

 

Não deixe de interagir e fazer as atividades práticas

Muitos alunos de cursos à distância deixam de interagir com o professor. O que é um grande erro. As plataformas digitais oferecem tantas possibilidades para esse contato que facilita e muito essa comunicação. 

Durante a aula, tire suas dúvidas, interaja com outros alunos para debater ou questionar um tema. Não fique apenas vendo! Se fizer isso, estará perdendo uma ótima oportunidade de aprender. 

Se preferir não perguntar durante a aula, depois mande uma mensagem. Muitos cursos oferecem grupos entre alunos e professores, chats privados e outras ferramentas para isso. 

Outro ponto importante são as atividades práticas. Muitos alunos deixam de fazê-las em ensino à distância. Isso também está errado. Faça todas que puder, se aprofunde mais no tema e se dedique bastante ao curso.

Já que está reservando aquele horário para estudar, faça valer a pena. É fato que se o aluno não criar uma rotina de estudos, é muito fácil que ele desanime e queira parar o curso. 

Então, leve essas dicas para sua rotina e faça os cursos online valerem muito a pena. Aproveita que são mais baratos – muitos são gratuitos – e práticos. Lembrando: conhecimento é tudo.