Como ser contemplado no consórcio? Entenda a contemplação!

Consórcio nada mais é que uma modalidade de compra em grupo de autofinanciamento. Para o consorciado receber o valor do bem à vista, ele precisa ser contemplado.

De fato, o que mais gera dúvidas nas pessoas sobre consórcio é a contemplação. Afinal, é por meio dela que as pessoas têm o dinheiro necessário para conseguir o bem que tanto deseja. 

Se você se identifica e não entende como um consórcio funciona e tampouco, como as pessoas são contempladas, este conteúdo é para você. Essa modalidade é muito diferente das demais oferecidas no mercado, como financiamentos e empréstimos. 

Por isso, muitas dúvidas e mitos cercam este tema. Algumas pessoas ainda têm receio sobre o consórcio e acreditam que não é uma opção vantajosa.  O que está errado, dado que essa modalidade é a que oferece as melhores condições de pagamento: sem juros ou taxas de entrada. 

Então, se você nada sabe como a contemplação de um consórcio funciona, acompanhe este conteúdo. Explicaremos tudo que precisa saber sobre este recurso. 

 

O que é um consórcio? Como funciona?

Antes de saber sobre a contemplação, é preciso compreender o processo do consórcio. Como dissemos, é uma modalidade de compra em grupo. Então, pessoas com o mesmo interesse – comprar um automóvel, por exemplo – são reunidas em um grupo. 

Todos os integrantes desse consórcio precisam pagar uma mensalidade. Com o valor desses aportes, é criado um fundo coletivo com dinheiro suficiente para que todos os consorciados recebam o dinheiro à vista da compra. 

A pessoa pode ser contemplada por sorteios ou lances. Toda essa operação é organizada e controlada pela administradora, uma empresa especializada neste segmento.

Além de proporcionar segurança ao processo, auxiliar nas questões legais e garantir o funcionamento do consórcio,  a administradora evita que haja interferências nos sorteios e lances. 

Quando o consorciado é contemplado, recebe a carta de crédito que diz qual o valor pode usar na compra do bem ou serviço. Então, entrega este documento no momento da aquisição e não o dinheiro propriamente dito. 

“Quando serei terei meu consórcio contemplado?” Pergunta muito frequente! Não dá para saber. Pode ser o primeiro sorteado ou o último, recebendo a carta de crédito daqui alguns anos. Os lances não dependem apenas de uma pessoa também. 

Explicaremos como ser contemplado a seguir. Entretanto, vale ressaltar para as pessoas que ainda têm receio sobre essa modalidade que o consórcio é regulamentado e permitido pela chamada Lei dos Consórcios. 

Isso torna a modalidade mais segura e impede que pessoas caiam em possíveis golpes. Com isso esclarecido, vamos às formas de contemplação. 

 

Sorteio ou lance?

A alma do consórcio é o sorteio. Mas, existem pessoas que precisam ou querem ter o valor em mãos o mais rápido possível. Por isso, os lances foram criados e são ótimas opções para muitos investimentos e consorciados. 

Entenda: no consórcio, mensalmente uma pessoa deve ser contemplada – seja por lances ou sorteios. Para isso, o consorciado deve estar com as mensalidades em dia e com todos os documentos regularizados com a administradora. 

Caso tenha atrasado ou o pagamento não tenha sido feito, essa pessoa automaticamente não pode ser contemplada naquele mês – após a regularização da situação, volta a concorrer mensalmente normalmente. 

Entenda como funciona o sorteio

Geralmente, uma pessoa é sorteada por mês durante as assembleias. Esse processo é feito pelas administradoras de forma aleatória – sem interferência. Ou seja, todos os participantes têm a mesma chance de ser contemplados todos os meses. 

As pessoas (que não estiverem com débitos ou irregularidades ) podem – e devem – participar das assembleias para acompanhar estes sorteios para garantir que seja feito de forma transparente. 

Lances são aportes mais altos: entenda!

Os lances acontecem quando o consorciado quer antecipar a contemplação e não contar com a sorte. Neste cenário, o integrante paga mais de uma parcela de adiantamento. 

Entretanto, todos podem fazer lances no mesmo mês, se quiserem. Então, para conseguir a contemplação, o seu lance deve ser maior do que o dos outros participantes. 

Essa alternativa pode ser feita desde os primeiros meses do consórcio. Por isso, é comum encontrar pessoas que logo no início do processo, já conseguiram a carta de crédito. 

Então, se a pessoa quiser antecipar a compra do bem ou serviço desejado e tiver um aporte financeiro para isso, poderá optar pelo lance sem maiores transtornos.