Você já se perguntou o que é preciso para trocar o pneu de um carro? Essa é uma dúvida constante, especialmente para os condutores iniciantes, ou inexperientes.
Nada mais frustrante do que se deparar com um pneu furado durante o trajeto para o trabalho, ou para qualquer compromisso, não é mesmo?
E esse problema pode ficar ainda maior, caso você não tenha as ferramentas necessárias para trocar o pneu de forma adequada.
Então, se não quer passar por essa dor de cabeça, não deixe de ler até o final para não perder nenhum detalhe.
Afinal, com os itens certos, a troca pode ser feita de forma simples e rápida, e você pode evitar problemas e gastos maiores!
O que fazer quando um de seus pneus fura?
É muito comum encontrar pessoas que, durante uma simples viagem de carro, ou em um curto trajeto até o trabalho, se viram no meio da rua, com um pneu furado.
O primeiro sinal de que isso ocorreu, é a trepidação do carro, que pode ser sentida por todos os ocupantes do veículo.
Nesse caso, o primeiro passo é parar o veículo, para se preparar para trocar o pneu furado.
Para isso, busque um local seguro, de preferência atrás do guard-rail, ou da mureta, caso tenha. Caso esteja na rodovia, dirija lentamente até o acostamento, ou em uma área plana, e com livre acesso ao redor do veículo.
Se estiver com passageiros, peça para que desçam do veículo, e procurem um lugar seguro. Caso essa possibilidade não exista, peça para que se mantenham sentados nos bancos, de preferência imóveis e com os cintos de segurança afivelados.
O próximo passo é trocar o pneu, e para isso, esteja com os itens necessários à mão. Veja mais sobre isso a seguir.
O que é necessário para trocar o pneu?
Depois de parar o veículo em um local adequado, e garantir a segurança dos passageiros e do condutor, é hora de trocar o pneu do carro.
Caso você não tenha um seguro, ou não queira esperar a ajuda chegar, terá de fazer trabalho por conta própria.
Apesar de ser mais rápido e prático, será necessário que você tenha alguns itens indispensáveis para a troca. São eles:
- Triângulo refletivo para a sinalização;
- Macaco para levantar o veículo;
- Chave de roda e chave de boca;
- Pneu reserva, ou estepe.
Com todos esses itens em mãos, é hora de começar a troca. Mas só faça isso se tiver o mínimo de conhecimento sobre o assunto, pois a má colocação do pneu pode causar acidentes, além de danificar o carro e outros pneus.
Como trocar o pneu do carro?
Agora que você já sabe o que é necessário para trocar o pneu do carro, caso ele fure ou estoure durante o trajeto.
Depois de estacionar, posicione o triângulo refletivo a alguns metros de distância, na parte de trás do carro, para que outros condutores reduzam a velocidade e redobre a atenção ao passar, lembre-se também de ligar as luzes de alerta, especialmente se for noite
Depois, abra o porta malas, e localize as ferramentas, o estepe e o macaco, para então começar a troca.
Passo a passo da troca
- Desaperte os parafusos da roda. Isso pode ser feito a mão, ou com o auxílio da chave de roda;
- Coloque o macaco embaixo do veículo, próximo a roda e levante o carro devagar, mas só depois de puxar o freio de mão, posicionar o câmbio em P, ou engatado em uma das marchas;
- Coloque o estepe sob o carro, próximo ao pneu que será retirado, para dar um suporte a mais, caso haja falha no macaco e o carro caia;
- Solte completamente os parafusos e retire o pneu furado, coloque o estepe em seu lugar, e o pneu furado embaixo do carro;
- Aperte os parafusos do estepe, primeiro com as mãos, depois com a chave de roda. Faça isso seguindo uma espécie de cruz, para que o torque seja igual em todos os parafusos, para evitar que eles quebrem.
Feito isso, retire o pneu furado embaixo do assoalho e desça o carro devagar, girando a manivela do macaco até que ele se solte completamente.
Para garantir, faça os últimos apertos nas marcas do pneu, mas sem exageros para não danificar ou espanar os parafusos.
Coloque o pneu furado no lugar do estepe e pronto, seu carro já estará pronto para voltar para a pista.
Lembre-se de ir até a borracharia para arrumar o pneu, pois além de ficar se estepe, você pode causar avarias nos outros pneus, por conta de andar com um novo e três já usados.
Com essas dicas, você já sabe o que é preciso para trocar o pneu, e não precisará mais ficar esperando por ajuda, caso isso aconteça com você!