Qualquer empresa especializada em aluguel de equipamentos para construção civil deve dispor de itens para trabalho em altura. Afinal de contas, este é um aspecto recorrente dentro de qualquer canteiro de obras. Ele está presente em construções, reformas e projetos em geral.
Assim sendo, veja a seguir alguns destaques importantes sobre o assunto. Saiba como o aluguel de equipamentos para construção civil pode te ajudar com relação ao trabalho em altura. Isso porque uma empresa especializada dispõe de itens eficientes e seguros, capazes de facilitar o trabalho feito acima do chão.
Detalhes importantes a realização do trabalho em altura
Contratar o serviço de aluguel de equipamentos para trabalho em altura requer cautela. É preciso encontrar uma empresa capaz de suprir as suas demandas, com itens de qualidade e segurança. Assim, a primeira questão que você deve avaliar é a conformidade deste serviço com a NR 35.
Esta norma regulamentadora define diretrizes de segurança para os chamados trabalhos em altura. Neste sentido, alguns de seus principais aspectos definem:
- Garantia de segurança e condições de uso de todos os equipamentos;
- Realização de uma análise prévia do ambiente de trabalho para diminuir riscos;
- Além disso, desenvolvimento de processos operacionais focados em segurança;
- Conhecimento prévio dos profissionais na realização dos trabalhos em altura.
Essas regras são muito importantes para evitar acidentes e garantir a integridade física dos profissionais. Caso contrário, há um risco real de problemas diversos no canteiro de obras, que podem ser graves ou fatais.
Como o aluguel de equipamentos para construção civil entra neste quesito?
Todo e qualquer item disponibilizado para trabalhos em altura, deve se enquadrar na NR 35. E no caso de equipamentos de elevação propriamente ditos, há também aspectos da NR 18 que devem ser considerados. Isto porque esta norma trata especificamente da construção civil.
Desta forma, uma empresa deve garantir que equipamentos que elevem e transportem pessoas e itens o seguinte:
- Condições de uso adequadas que não tragam riscos;
- Cumprimento de testes e parâmetros de segurança;
- Além disso, que fixem os profissionais e os itens de maneira adequada;
- Que passem por manutenções de forma periódica para atestar sua eficiência.
Estas são regras que qualquer empresa de aluguel de equipamentos para construção civil deve cumprir. Isto se estende para itens como por exemplo:
- Andaimes;
- Escadas;
- Elevadores;
- Correntes;
- Guinchos;
- Talhas;
- Demais equipamentos de elevação.
Se qualquer um desses equipamentos apresentar algum problema, os riscos são grandes. Por isso é muito importante que a empresa escolhida leve esses aspectos em consideração.
Considerações finais sobre o assunto
Cabe lembrar que, além dos equipamentos de elevação, o profissional que realiza o trabalho em altura também deve contar com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Estes protegem as principais partes do corpo do colaborador, diminuindo o risco de acidentes ou danos à sua integridade física. É muito importante estar ciente deste aspecto no canteiro de obras.
E além de construções e reformas de casas e prédios, outros locais também usam equipamentos para trabalho em altura também. Um exemplo disto são os vários projetos arquitetônicos e urbanísticos realizados pela prefeitura de uma cidade.
Assim, você deve considerar fatores como segurança, eficiência e relação custo-benefício desse tipo de item. Na maioria dos casos, torna-se muito mais vantajoso contar com um serviço de aluguel de equipamentos para a construção civil do que a compra. Dependendo do trabalho em questão, esses instrumentos têm uso esporádico e não vale a pena adquiri-los.
Por isso, busque uma empresa confiável para locar itens focados no trabalho em altura. Encontre um serviço que se adeque às normas e parâmetros de segurança. E claro, que seja capaz de atender às suas necessidades. Assim você terá uma série de vantagens ao seu alcance.