O aluguel de equipamentos para construção civil é algo sério e que merece a atenção em todas as etapas da obra. Ter acesso a ferramentas modernas e em bom estado fará toda a diferença na questão econômica e de segurança do projeto.
Este segmento é um dos que mais cresce no Brasil, levando em conta a última década. Existem inúmeras empresas do ramo e cada uma segue métodos diferentes de trabalho.
Mas alguns pontos são primordiais para você contar com um excelente serviço. E claro, não ter dor de cabeça no meio do caminho. Uma empresa responsável desse ramo vai te ajudar a gerar economia e agilizar a logística do seu projeto.
Então, veja abaixo alguns requisitos básicos que você deve avaliar antes de contratar um serviço de aluguel de equipamentos para construção civil.
3 pilares do aluguel de equipamentos para construção civil
Muitas empresas podem oferecer o serviço de aluguel de equipamentos para construção civil por um preço bem abaixo do mercado. Já outras podem cobrar um valor bem acima. Neste sentido, o preço é importante, mas não é a única coisa que você precisa levar em consideração. Lembre-se que o barato pode custar caro lá na frente.
Dessa forma, veja abaixo 3 pontos fundamentais para você analisar antes de assinar qualquer contrato de locação.
Custo-benefício
Esse é o pilar que sustenta todos os outros. Afinal de contas, se o serviço não oferecer um bom custo-benefício, não há razão para contratá-lo, concorda? Assim, é preciso, antes de mais nada, comparar preços e escolher a empresa que mais lhe passa confiança.
Diante disso, leve em conta valores, atendimento, disponibilidade e reputação da empresa no segmento. A experiência no ramo também conta bastante. Por fim, benefícios extras como descontos e facilidade no pagamento entram nessa questão do custo-benefício.
Catálogo de equipamentos
O serviço de aluguel de equipamentos para construção civil é bastante amplo e envolve diversos setores da sociedade. Por isso a empresa é obrigada a oferecer um catálogo completo, com tudo aquilo que o seu projeto necessita. Isso inclui, por exemplo, ferramentas manuais, elétricas, à bateria, maquinário e até EPIs de segurança.
Assim sendo, encontrar tudo o que seu projeto precisa em um só lugar também vai melhorar o custo-benefício do serviço. Tudo isto melhora significativamente a sua logística.
Atendimento e assistência
Sempre que se aluga um equipamento, há o risco de ele apresentar problemas. Nenhuma empresa está livre dessa situação. Porém você pode minimizar as chances de isto ocorrer mantendo todas as manutenções em dia e oferecendo uma assistência completa ao cliente. Nesse caso, se o equipamento precisar de conserto, a locadora terá que providenciar ou até mesmo substituir o item.
Em relação ao atendimento, a assistência eficiente faz parte de uma boa relação entre empresa e cliente. Mas a empresa locadora tem que ir além, e oferecer um atendimento pós-aluguel, se houver necessidade. Para isso, uma equipe com profissionais qualificados e atenciosos é de suma importância.
Outros pontos a serem levados em conta
Além desses pilares do aluguel de equipamentos para construção civil, você deve levar em conta outros detalhes. Como exemplo, podemos citar:
- Localização da empresa locadora (quanto mais próxima do local da obra, melhor para logística na questão de praticidade e economia);
- Transparência na negociação (incluindo detalhes contratuais, formas e prazos de pagamentos, entre outros fatores);
- Honestidade (os produtos mostrados no catálogo precisam condizer com os itens que serão disponibilizados pelo público).
Então, observando todas essas questões, você com certeza encontrará a melhor empresa de aluguel de equipamentos para construção civil. Por fim, antes de assinar o contrato de locação, tire todas as suas dúvidas com os profissionais da empresa.