Talvez você não saiba, mas as formas tradicionais de marketing hoje são menos eficazes do que eram no passado.
Com a vida cada vez mais conectada, a forma como as pessoas passaram a consumir também mudou e o empresário precisa entender que tem que investir em formas de marketing que são mais atrativas, eficientes e econômicas e uma dessas ferramentas é o marketing de conteúdo.
Este tipo de marketing tem como objetivo oferecer um conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair pessoas e levá-las a se relacionarem com a sua marca. Ou seja, nesta opção, o produto não fica em evidência, mas sim o cliente e o que ele procura ou precisa.
Quais são as vantagens do marketing de conteúdo
Pesquisas mostram que o marketing de conteúdo recebe três vezes mais leads do que os anúncios pagos.
Além disso, 45% dos profissionais de marketing B2C acreditam que o conteúdo visual é o tipo de conteúdo mais importante. Algumas vantagens desta estratégia de vendas são:
- Alcance e envolve o público-alvo;
- Constrói relacionamentos com clientes;
- Conecta sua marca com o público para mostrar seus produtos e serviços;
- Cria o senso de comunidade.
Uma empresa que pretende atrair a atenção do maior número possível de usuários, através do marketing de conteúdo, deve criar conteúdo de qualidade levando em consideração as diferenças e peculiaridades das plataformas onde sua comunicação está presente.
Como usar o marketing de conteúdo?
Confira a seguir algumas ferramentas que você pode utilizar no marketing de conteúdo e assim atrair mais pessoas para sua marca.
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Newsletter: O e-mail marketing é a forma mais popular de marketing de conteúdo para as empresas. Ofereça informações atraentes, infográficos e sempre termine o e-mail com uma chamada para a ação.
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Blogs: Os blogs corporativos são ferramentas poderosas para aumentar as vendas. Crie conteúdo que responda as principais dúvidas do seu público-alvo, mostre como utilizar seu produto e as vantagens dele.
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Podcast: Cada vez mais populares no país, essa ferramenta de comunicação também pode ser usada por empresas. Faça entrevistas com os diretores da marca, chame especialistas do setor, analise sucessos de marcas como o Kabum, entre outras que podem estar ligadas ao seu nicho, chame colaboradores para conversar e ofereça informações ricas.
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Redes Sociais: As redes sociais também servem para o marketing de conteúdo. Para chamar a atenção do público, crie histórias capazes de engajar os seguidores. Para isso, mostre o processo de produção, dê dicas, fale de experiências, crie conteúdo interativo e muito mais.
Tenha estratégias definidas
Você pode escolher uma ou todas as ferramentas para usar o marketing de conteúdo na sua empresa. Mas antes de começar qualquer coisa, tenha em mente que você precisa de uma estratégia.
Comece analisando como cada um desses canais funciona, assim ficará melhor escolher o que realmente pode trazer pessoas interessadas no que você pode oferecer.
Depois, crie metas. Você quer aumentar o reconhecimento da marca? Quer vender mais?
Quer aumentar as conversões? Criar senso de comunidade?
Para cada objetivo uma meta deve ser traçada e com ela o passo a passo para desenvolver um conteúdo de valor.