Por que aprender um idioma? – Confira 4 bons motivos!

Por que aprender um idioma

Por que aprender um idioma? As línguas e culturas que animam o contexto mundial são inúmeras. Ser capaz de se comunicar em todas as partes do globo ostentando sua língua nativa como única herança linguística não é uma opção plausível.

Acabaríamos não nos entendendo e levantando barreiras que só a abertura para países estrangeiros pode contrariar. Se as línguas do mundo têm o enorme poder de unir pessoas espalhadas por diferentes continentes, nem é preciso dizer o quanto é importante aprender pelo menos uma língua estrangeira.

No decurso da escolarização, a abordagem das línguas é puramente acadêmica e ditada pelas obrigações que se é obrigada a respeitar. Em muitos casos, o estudo do inglês ocorre com relutância, considerando-se uma tarefa extra a ser concluída.

O quão fundamental é a aprendizagem de línguas estrangeiras é entendido mais tarde, quando se aproxima do mundo do trabalho ou talvez decida partir para uma viagem durante a qual é obrigado a falar uma língua estrangeira até então praticada apenas em livros.

Aprender uma ou mais línguas estrangeiras traz consigo inúmeras vantagens, e vamos abordar isso no conteúdo de hoje. Portanto, caso queira encontrar a respostas para sua dúvida sobre por que aprender um idioma, acompanhe-nos até o final do conteúdo e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá, leia com a gente!

 

Por que aprender um idioma? Confira 4 motivos!

As oportunidades de trabalho estão aumentando

Por que aprender um idioma? Grandes multinacionais ou empresas com forte vocação internacional: estas são algumas das áreas em que o conhecimento de uma língua estrangeira é exigido como requisito de entrada.

Durante as entrevistas de emprego, a fatídica pergunta sobre as habilidades linguísticas de alguém sempre chega, principalmente quando se candidata a cargos específicos: o recrutador começa com algumas perguntas em inglês e o “risco” de ter uma miniconversa não mais em português se torna realidade.

Estar preparado, ser capaz de falar fluentemente em um idioma diferente do seu, é um ponto positivo. A sociedade atual está em constante transformação e o número de empresas que necessitam de pessoal qualificado não para de aumentar.

Como atender a essa necessidade de mercado? Permitir que os alunos usufruam de todas as ferramentas necessárias disponibilizadas para que possam entrar no mundo do trabalho de forma consciente e segura.

 

Por que aprender um idioma? Porque aumenta a autoestima e treina a mente

O que aconteceria se você saísse de férias para o exterior e não conhecesse a língua inglesa? Ou se, ao conhecer pessoas estrangeiras em sua própria cidade, você não puder fornecer as informações necessárias? Haveria uma sensação de frustração e vergonha que o conhecimento de idiomas poderia, no entanto, aliviar.

Aprender idiomas ajuda a decodificar as mensagens trocadas com os turistas, entender filmes e séries de televisão sem depender de legendas, mas também fazer amigos (talvez frequentando um curso de idiomas no exterior) e não ter medo de conversar com os locais ao viajar longe de casa.

Os elogios ocasionais por dominar o idioma não demorarão a chegar e a autoestima receberá um tapinha nas costas agradável. Além disso, os benefícios para a mente não devem ser subestimados.

Se praticar esportes ajuda a manter a aptidão física, aprender um idioma fortalece as faculdades mentais: ao assimilar formas gramaticais complexas e novos termos para adicionar ao vocabulário linguístico, treina o cérebro e a memória, melhorando assim o desempenho mesmo em exames e provas.

 

A viagem se torna uma experiência autêntica

O mundo é um lugar fascinante cheio de países para explorar, costumes para se intrigar e histórias de culturas nas quais entrar para enriquecer a bagagem cultural e experiencial.

Por que aprender um idioma? Seria uma pena se a falta de conhecimento de um idioma impedisse a realização de uma viagem tão sonhada. Para não limitar a necessidade de explorar e não abdicar de férias para além das fronteiras nacionais, a aprendizagem de uma língua estrangeira se torna uma necessidade.

Desta forma é possível viajar sem se ater exclusivamente aos circuitos turísticos clássicos, misturando-se com os locais e evitando apenas frequentar as bairros, hotéis e restaurantes principalmente dedicados aos turistas.

Experimentar os países do mundo como viajantes e não apenas visitantes oferece a oportunidade de se emocionar ao longo do caminho, de se surpreender com a simpatia dos habitantes locais com quem você se comunica e talvez descobrir joias interessantes não mencionadas nos guias tradicionais graças aos seus conselhos.

 

Você se torna mais tolerante e aberto ao mundo

A beleza do mundo globalizado em que vivemos é que as culturas que o povoam são muitas. Aprender uma língua estrangeira permite encurtar a distância entre você e as tradições de outras nações, rompendo as fronteiras que delimitam os povos e os condicionamentos decorrentes da cultura em que você cresce.

Entender o outro, formar relações, ver a realidade que nos cerca de uma forma diferente, para não ficar rígido nas próprias posições e também questionar o modo de fazer e pensar o próprio país: essa é a ideia de abertura e tolerância que o aprendizado de idiomas permite cultivar. Até a próxima!