Você sabia que o ar condicionado pode acumular mofo? entenda como evitar!

Você sabia que o ar condicionado pode ser prejudicial para sua saúde? Essa questão é muito discutida entre profissionais da saúde e empresas dessas máquinas. 

É fato que o uso equivocado desse aparelho pode ocasionar o acúmulo de diversas bactérias negativas, incluindo mofo. É verdade! Muitas pessoas compram o ar condicionado acreditando que será um aliado para melhorar sua qualidade de vida quando na realidade, pode proporcionar doenças respiratórias. 

Mas, atenção. Como dissemos, o que pode causar todos estes problemas é o uso errado do ar condicionado. Mais especificamente, a falta de manutenção preventiva – que nada tem a ver com conserto da máquina. 

Ao escutar “mofo”, muitas pessoas se assustam. O que, de fato, é o mofo? Os esporos produzidos por estes microorganismos transmitem diversos tipos de bactérias que podem causar várias doenças ou agravá-las. 

Os riscos que o mofo causa são enormes. Entre as possíveis doenças estão: infecções, asma alérgica, rinite alérgica, sinusite fúngica, aspergilose broncopulmonar alérgica, micose broncopulmonar alérgica e alergias. 

Muitos ainda dizem que o acúmulo de mofo faz mal para a saúde psicológica das pessoas também. Este fato não é comprovado, mas o que sabemos é que este fungo é maléfico e pode causar muitos problemas. 

Risco  que é ainda maior para pessoas vulneráveis como idosos, bebês, crianças e mulheres grávidas. Ou seja, se tem um ar condicionado e não cuida de sua manutenção, pode estar colocando as pessoas que mais ama em perigo. 

Entenda a seguir, como manter seu aparelho livre de mofo e evitar tantos riscos para você e sua família. Confira o que é manutenção preventiva e como fazê-la – não é um procedimento custoso, então não deixe de lado, combinado?

O que é manutenção preventiva?

Ao contrário do que pode parecer, manutenção preventiva não é consertar o ar condicionado. Muitos pensam “não está quebrado, então não tenho que arrumar nada”. 

O que não é verdade, já que este procedimento é essencial para manter o aparelho funcionando bem, evitar danos maiores e impedir o acúmulo de microrganismos ruins nas peças. 

Manutenção preventiva nada mais é do que revisões frequentes que visam minimizar problemas maiores. Então, um profissional verifica o aparelho e se tiver alguma pequena falha, a conserta para evitar que esta se torne maior conforme o uso do aparelho. 

Portanto, neste momento o profissional passa peça por peça verificando se está tudo funcionando bem e ajusta o que for necessário. Mas essa não é a única medida de prevenção desse tipo de revisão. 

A limpeza e higienização do ar condicionado é um passo mais do que fundamental durante a manutenção preventiva. Como este aparelho funciona com a entrada e saída de ar, é comum acumular sujeiras e microrganismos nas peças. 

Até mesmo alguns bichos que, por acaso, foram parar dentro da máquina.O problema é: este acúmulo pode prejudicar o funcionamento de algumas peças. Com o tempo, isso pode causar problemas maiores, como o baixo nível de resfriamento do ar condicionado. 

Não é isso que queremos ao investir nesse aparelho, concorda? Outro problema que pode ser causado por esse acúmulo de sujeira – ainda mais grave – são as doenças respiratórias. 

Falta de manutenção preventiva pode causar danos à saúde

Como vimos no início deste conteúdo, não limpar e higienizar o ar condicionado pode ocasionar ou agravar diversas doenças. Ainda mais nas pessoas mais vulneráveis. 

Ao comprar este aparelho, as pessoas visam a melhora da qualidade de vida e clima agradável dentro do imóvel. Não querem que seja algo prejudicial, concorda? Para isso, a manutenção preventiva é essencial. 

Esse procedimento é feito de forma simples: basta um pano com água e pronto, seu ar condicionado estará limpo. Para fazer uma higienização completa que elimine até mesmo os vírus e bactérias, o auxílio de um profissional será mais eficiente.

Isso porque esse aparelho conta com muitas peças e qualquer erro pode ocasionar problemas maiores de funcionamento. 

 

Benefícios da manutenção preventiva 

Os benefícios da manutenção preventiva são evidentes: saúde e segurança.

Ainda proporciona economia, dado que o mau funcionamento do aparelho causa maior gasto de energia por precisar fazer mais força para resfriar o ambiente. Além de evitar possíveis consertos mais caros com troca de peças. 

Tudo isso, garante maior durabilidade à máquina. Sabemos que comprar um ar condicionado é bastante custoso, considerado um investimento por muitos. Ao fazer essa aquisição, as pessoas esperam que o aparelho dure muitos anos. 

De fato, com os cuidados necessários, essa máquina pode funcionar bem por muito tempo. Fazendo com que o investimento valha muito a pena. Mas como dissemos, só é possível com a manutenção preventiva regularmente. 

Não deixe esse passo de lado e terá um bom ar condicionado por anos. Entre em contato com empresas especializadas em manutenção preventiva desta máquina e agende suas revisões.

Temos certeza de que não se arrependerá. Também vai garantir a saúde de quem mais ama!