As empresas estão cada vez mais focadas no empreendedorismo social, mais conhecido como Responsabilidade Social Corporativa. O que exatamente isso significa?
Uma doação financeira corporativa para uma boa causa, um compromisso voluntário ou vai além disso? Neste artigo, damos uma série de exemplos de empreendedorismo social.
O que é empreendedorismo social ou sustentável?
Empreendedorismo social significa que as empresas consideram conscientemente o impacto econômico, social e ecológico de suas atividades diárias. Em 2020, no entanto, muitas empresas estão dando um passo adiante.
As empresas hoje também querem realmente inovar socialmente e de forma sustentável. De preferência com um impacto tangível e positivo na sociedade. Para garantir uma mudança social positiva, essas empresas costumam trabalhar em conjunto com organizações sem fins lucrativos.
Regularmente recebemos empregadores e funcionários que gostam de arregaçar as mangas. Isso pode ser feito de diferentes maneiras:
- Com uma doação financeira para organizações ou para um projeto específico que está intimamente relacionado aos objetivos da sua empresa – por exemplo, educação.
- Com conhecimento especializado e expertise, para apoiar operações e projetos de forma voluntária.
- Com um evento ou campanha de arrecadação de fundos para uma boa causa. A forma ideal de envolver toda a equipa no empreendedorismo social da sua empresa.
QMágico Empreendedorismo social no Brasil
Thiago Feijão foi um dos palestrantes que falou durante a semana do empresário Brasil, que aconteceu pela primeira vez no Rio de Janeiro na semana passada. Como cofundador da startup edtech QMágico, ele falou sobre empreendedorismo social e oportunidades de treinamento no Brasil.
VEJA TAMBÉM:
TNW: Qual é o problema de resolver o QMágico ?
Thiago Feijão: Em todo o mundo, a tecnologia é vista como uma promessa para escalar a educação de alta qualidade. Relatórios da UNESCO e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostram que os padrões acadêmicos são baixos e não estão melhorando em muitos países.
3 exemplos de empreendedorismo social Internacional
O empreendedorismo social pode, obviamente, ser feito de muitas maneiras diferentes. Abaixo listamos alguns exemplos.
Exemplo 1: Planejamento –
A Care é um player internacional no setor de cuidados e limpeza. E não é um novo ator no empreendedorismo social. Desde 2001, a empresa apoiou não menos que 12 Plan Children. Os funcionários da Care doam uma pequena parte do seu salário todos os meses. A empresa então dobra o valor arrecadado de seus funcionários, ampliando seu impacto social.
Exemplo 2: Wanvoyage – doação por viagem vendida
Esta organização de viagens se dedica ao marketing relacionado a causas para o benefício da Plan International Belgium. Para cada reserva na Europa, doa € 5 para a Plan International Belgium e € 10 para cada reserva internacional.
Exemplo 3: Chep – uso de experiência
A Chep é uma empresa de logística totalmente comprometida com a RSE. Os funcionários da Bélgica e da Espanha se dedicam alguns dias por ano como tradutores voluntários, para a correspondência e atualizações da Plan Children para Plan Parents. Graças à sua iniciativa, gastamos menos com custos administrativos e podemos investir mais em mudanças positivas para crianças e jovens em todo o mundo.
Como faço para abordar isso, empreendedorismo social por uma boa causa?
Portanto, você pode ir em várias direções com responsabilidade social corporativa. Na Plan International Belgium gostamos de dar dicas ou conselhos às empresas. Por exemplo, sobre o que uma parceria corporativa com a Plan International Belgium pode significar para sua empresa. Ou como você pode incluir seus funcionários em uma história inspiradora sobre empreendedorismo sustentável. Uma história que também tem um impacto real e sustentável na vida de crianças e jovens em mais de 70 países ao redor do mundo!
Empreendedorismo social Exemplos de Empresas
Tipos de empreendedorismo social de empresas
As empresas existem em todas as formas e tamanhos e atuam em quase todos os setores. Eles fazem sopa de legumes resgatados, pontos de carga por pessoas a uma distância do mercado de trabalho, ciclo de quadros de bicicletas velhas, ou pagar uma vida de salário para os produtores de café na África e costureiras no Nepal. E eles estão na indústria de hospitalidade e gerenciamento de instalações, em TI e em saúde, em mobilidade e em plataformas de compartilhamento.
Definição de ‘empresa social’
Empresa Social é baseada em uma definição internacionalmente aceita de ‘empresa social’. O Conselho Econômico Social As questões da sociedade que exigem soluções inovadoras por meio do empreendedorismo social podem ser encontradas em todos os lugares.
Por exemplo, como criamos um trabalho adequado para 1,3 milhão de funcionários em potencial que agora recebem benefícios? Como criamos empregos nos países em desenvolvimento que ajudam as pessoas a sair da pobreza?
Como podemos reduzir o desperdício de alimentos na cadeia? Ou como desenvolvemos modelos de negócios circulares, de modo a conservar nossas escassas matérias-primas para as gerações futuras? Estes são apenas alguns dos temas que interessam aos empresários.